Formação

O espírito de Samuel que Saul evocou

comshalom

"Ora, Samuel tinha morrido e todoIsrael o tinha pranteado. Então os filisteus se reuniram e avançaram. Masquando Saul avistou os filisteus, foi tomado de medo e seu coração tremeu.

Saul consultou ao Senhor, mas ele nãolhe deu resposta nem por sonhos nem pela sorte e tampouco através dos profetas.Então Saul ordenou aos seus servos: Procurai-me uma mulher entendida em evocaros mortos, pois quero ir a ela e consultá-la.

Saul se pôs a caminho com dois homens.Chegaram à casa da mulher de noite. Então ele disse: Por favor, adivinha paramim por meio da necromancia e evoca-me aquele que eu te disser!

Então a mulher perguntou: A quem devo evocar?E ele respondeu: Evoca-me a Samuel. Vamos, o que estás vendo? A mulherrespondeu a Saul: Estou vendo um deus subindo das profundezas da terra. Ele lhedisse: Qual é a sua aparência? Ela respondeu: É um homem velho que estásubindo, envolto num manto. Então Saul reconheceu que era realmente Samuel ecaiu com o rosto por terra, prostrando-se para ele.

Samuel, porém, disse a Saul: Por queperturbas o meu repouso, evocando-me? Saul respondeu: Vejo-me numa situação desesperada:é que os filisteus me fazem guerra e Deus se retirou de mim, não me tendorespondido nem por boca dos profetas nem por sonhos. Por isso te chamei, parame indicares o que devo fazer.

Samuel replicou: Por que ainda meconsultas, quando o Senhor se retirou de ti, tornando-se teu adversário? OSenhor cumpriu o que tinha falado por meu intermédio. O Senhor arrancou da tuamão a realeza e a deu ao teu companheiro Davi. Já que não obedeceste ao Senhore não levaste a cabo a sua cólera ardente contra Amalec, por isso o Senhor hojete fez isto. O Senhor entregará contigo também a Israel nas mãos dos filisteus,e amanhã tu e teus filhos estareis comigo. O Senhor entregará nas mãos dosfilisteus também o exército de Israel.

Ao ouvir isto, Saul caiu como fulminado,estatelando-se no chão. É que estava profundamente apavorado com as palavras deSamuel." (Trechos de 1Sm 28)

 

Vemos o Rei Saul inquieto e em grandetemor diante do exército dos filisteus, que marchava contra Israel. Ele buscaorientação de Deus quanto a estratégia de guerra a usar, mas o Senhor nadaresponde.

Saul, desesperado, busca então umamédium em Endor, para saber o que fazer. A Bíblia narra que Saul pediu para amulher evocar Samuel, que já havia morrido.

Aparecendo, poderia ter-se a falsaimpressão que foi Samuel quem se comunicou com Saul. Porém, observe algunsdetalhes nesta passagem:

Saul não viu nada. A necromante primeiro"viu" um "deus" e depois "viu" um ancião. E Sauldeduziu, concluiu, teve uma interpretação subjetiva de que era Samuel.

O "espírito" que simulou ser oespírito de Samuel cometeu uma série de erros em suas previsões:

Disse que no dia seguinte Saul estariamorto. Saul não morreu no dia seguinte à consulta da necromante, mas váriosdias depois (só nas passagens de 1Sm 30,13.17 e 31,1-6, temos 5 dias);

Disse que Saul seria entregue nas mãosdos filisteus. Só que Saul se suicidou e foi cremado pelo seu povo. Osfilisteus não prenderam, amarraram, mataram, nem enterraram Saul;

Disse também que os filhos de Saulseriam mortos e também aí mentiu. Em 2Sm 2,10 vemos o seu filho Isbosete vivo.Em 2Sm 21,8 vemos mais dois de seus filhos vivos: Armoni e Mifiboset.

Será que este "espírito deSamuel" mentia? Teria o profeta se pervertido após a morte?

A Bíblia diz, em 1Cr 10,13-14, que Saulmorreu "porque consultara uma necromante e não o Senhor". Ora, seDeus permitisse que Samuel se comunicasse com Saul, por que teria ele feitoisso com Saul? Ou Deus foi incoerente ou quem se comunicou com Saul não foiSamuel e sim um espírito maligno. Este texto é claro em colocar a situação deescolha: ou você consulta a necromante ou consulta o Senhor.

"Não vos dirijais aos espíritas nemaos adivinhos: não os consulteis, para que não sejais contaminados poreles" (Lv 19,31).

O contato com os espíritos malignos podegerar sérios problemas físicos e espirituais: resistência às coisas de Deus;incredulidade; pensamentos, sonhos e desejos de morte, dificuldade decrescimento; doenças sem explicações médicas; desequilíbrios emocionais epsíquicos; perturbações mentais e nervosas; resistência e aversão à fé cristã eàs coisas sagradas; morte física, espiritual e eterna.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.