Formação

O Eterno se esconde no nosso tempo

comshalom

O Tempo Comum é um período que tem cerca de 33 ou 34 semanas, que nos falam de aspectos muito particulares dos mistérios de Cristo.
Durante o Tempo Comum, a liturgia da Igreja percorre a vida pública de Cristo, o chamado dos apóstolos, a revelação dos mistérios do Pai. Ao longo do ano, Jesus vai revelando, no ordinário de sua vida, quem ele é, a sua missão, quem é o Pai e o seu grande amor pela humanidade. Os mistérios de Cristo desenrola-se lentamente no curso do ano para que o homem entenda a grande missão de sua vinda a nós.
Este é um período fundamental na vida da Igreja, pois, é através de um desenvolvimento progressivo e profundo dos mistérios de Cristo, que o cristão pode chegar à vivência mais intensa do mistério pascal.
Às vezes sentimos um pouco de receio quando se inicia o Tempo Comum na Igreja, pois, depois do Tempo Pascal, da vinda do Espírito, o cristão é chamado a ir em missão. Inicia-se então, a dura e cansativa rotina do dia a dia e isso nos assusta um pouco. É fundamental celebramos bem as grandes festas da Igreja, porém, não podemos esquecer da vivência escondida de Jesus em Nazaré. Jesus que trabalhava, ajudava José e Maria, rezava e deixava que o Espírito o formasse silenciosamente em sua vida humana, preparando-o para cumprir a vontade do Pai. Nos esquecemos de Jesus, nos discursos, no meio da multidão, comendo com os pobres e pecadores, transmitindo com clareza e simplicidade a mensagem evangélica. Assim é a obra de Deus em nossas vidas durante o Tempo Comum. O Senhor que se mostra escondido no tempo, nos acontecimentos, no dia a dia, no cotidiano, na dura rotina, na vivência das pequenas coisas, na vivência do hoje. Jesus caminha conosco lado a lado, nos revelando de maneira simples a sua mensagem de salvação, nos ensinando a acolher a nossa cruz diária e a amarmos como ele nos amou. O Senhor ressuscitou e nos deu o seu Espírito para sermos capazes de vivermos as renúncias e os sacrifícios diários e nos configurarmos a Ele em cada dia de nossas vidas.
Com a graça desse mesmo Espírito que está conosco, vamos viver com coragem, renúncia e disposição o sacrifício de cada dia. Vamos viver a luta diária contra o pecado, contra o homem velho e a cada dia dizermos sim a Deus. É hora de descermos do monte e lutarmos para cumprirmos fielmente, todos os dias, a vontade de Deus.
Peçamos a graça de neste tempo fecundo, colhermos das mínimas coisas, a ação amorosa de um Deus que, dia após dia, se revela no escondido em nosso tempo.

Comunidade Católica Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.