Formação

No limite dos extremos

comshalom

 

O desejo de ser fitness ou melhor, está em boa forma física, cada dia mais avança e se apodera de corpos flácidos por anos de sedentarismo. Não se poupam esforços na hora da malhação. Quanto mais “hard” o treino melhor. Músculos torneados, o sonho da barriga chapada e a eliminação total daquele deslize, uma gordurinha a mais, que ficou só um minuto na boca em forma de um inocente docinho e de repente, tá há anos nos quadris como um vilão.

No consciente da luta por um corpo perfeito ou marombado, que nem sempre quer dizer sadio, não há limites e nem exageros, pois estão sempre desafiando as eternas e novas inspirações de se exercitarem, de acordo com a moda dos movimentos e técnicas que proporcionem mais, e rapidamente, a perda calórica como as corridas,ciclismo, pilates, zumba, spinner e assim vai… pois o top meeeesmo é ser fitness, nem que seja por cirurgias, rígidos jejuns ou pela lei do menor esforço, com remédios que inibem o apetite desenfreado e aguçado de um paladar faminto. Uma luta doentia…

É esse paladar diversificado e insaciável da cultura gourmet, estilo de culinária mais elaborada, que se esbarra no antagonismo do mundo fitness. O mesmo canal que te cobra um corpo bacana por meio das novelas, filmes e séries é também aquele que incentiva o consumismo no estilo gourmet. Chegando a ser um estatos social.

Quantos programas de televisão nacionais e internacionais usam e abusam de receitas encantadoras e seus CHEFES – gordos, esbeltos, pai de família, vovozinha, italiano, da roça, de Paris, do campo e vegano – onde simpaticamente se apresentam em seus bacoes fortemente equipados, fora os programas com  disputas de master chefe , no qual o melhor tempero é a audiencia?

A cada zap um aroma e uma cozinha com temperos de ervas exóticas e pitadas imperdíveis para que sua mesa fique sempre deliciosa, farta, verde, rica em proteínas, fibras e muitos carboidratos. Enquanto você anota as receitas mentalmente, sua boca já processou e encheu-se d’agua, tamanho festival colorido gastronômico dos incontáveis estilos de pratos como o bacalhau com leite de coco ,bolos a base de coca-cola light, pizza com massa caseira, sopa vegetariana, sanduiches de três andares, pirulito gourmet e suspiros… pois amanhã é dia de mus-cu-la-ção!

Mas essas tentações sem limites não ficam apenas na tv, elas são reais e estão tão próximas a nós quanto as academias espalhadas em cada esquina da cidade. A facilidade e o acesso são os mesmos! Não é raro ver a coxinha gourmet ao lado do suco detox ou a promoção da lasanha com chá verde ! Mundos extremos de uma sociedade que a cada dia se confunde mais, onde temos que, além de todos os afazeres diversos, administrar as cobranças de um corpo sarado, custe o que custar, diante das ofertas constantes nas bandejas dos supermercados, cujo, caminho da “gula”, se não me engano, parece ser mais fácil e prazeroso que pular cordas.

Diante deste abismo, tal desordem assola e adoece a muitos nos exageros extremos. Embora ambos os lados estejam visivelmente vivendo sem limites no conflito entre comer e malhar, passando pelo comprar, cobiçar e saborear, Santa Teresa de Jesus em sua sabedoria,também sem limites, vem nos iluminar quando diz: “O Senhor gosta muito de quem não põe limites as suas obras. Por conseguinte, jamais vos aconteça frear a bondade de Deus”.

Neste caso, nos coloquemos de zero a sem limites nas mãos do Senhor, para assim, sermos plenos, não somente de saúde física, que é de extrema importância com uma boa alimentação, nos aceitando com mais tranquilidade, sem confronts desiguais e gozarmos também da saúde mental, cuja aquela fixação da contagem de pontos ou calorias da tapioca gourmet da esquina, valha por uma porção mais generosa de amor próprio recheada da obra divina.

Angela Barroso

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.