Numa entrevista bem descontraída, um dos professores do curso de Antropologia Teológica, Daniel Ramos, nos traz uma chave de compressão da atualidade à luz de Cristo e a premente necessidade do conhecimento da Antropologia Teológica nos tempos modernos.
INSTITUTO PARRESIA: Daniel, por que fazer um curso de Antropologia teológica neste tempo?
DANIEL RAMOS: Basta olhar ao nosso redor para perceber o quanto as pessoas estão muito confusas. O quanto o homem de hoje está desnorteado: não sabe quem é, mistura o que sente com aquilo que é, quando na verdade o ‘sentir’ faz parte apenas de uma das faculdades da alma (em meio a tantas encontramos, a afetividade). Em verdade, vivemos uma ditadura do ‘sentir’ onde o ‘ser’ é orientado a se expressar apenas pelo que sente. Neste cenário, o Homem acaba tomando decisões que posteriormente serão negadas, porque os sentimentos já serão outros. A pergunta que se impõe é MAS, O QUE É O HOMEM ou QUEM É O HOMEM? Em outras palavras: Podemos definir o homem? Esta definição é algo rígido ou é saber o que é o homem dentro de um contexto de um chamado a ser? Ora, o homem não se define como algo rígido, é verdade que temos uma natureza humana, mas ela é um chamado a ‘tornar-se’. Assim, você é e, sendo, você é chamado a contribuir com o que você é para poder desabrochar ainda mais o que você tem de próprio. O ser humano tem características que o definem como ser humano e associado a isso tem o que o expressa em sua especificidade, na sua particularidade (a pessoa, isto é, aquilo que faz com que eu seja EU e não um outro). Tudo isso ganha relevância quando fazemos a correta autoidentificação a partir do olhar daquele que nos criou: DEUS. Ele realizou um ato de criação mas não nos ‘engessou’ pois nos dá a possibilidade de – sendo fiéis ao seu amor infinito – tornar-se ainda mais aquilo que de fato se é. Tudo isso será abordado neste curso, o qual vai nos ajudar no autoconhecimento para que a pessoa seja fiel a ela mesma. Ser fiel ao plano de Deus para o Homem, é ser fiel ao chamada que ele nos faz à liberdade. Só é livre quem vive em Deus, quem se submete ao seu amor.
INSTITUTO PARRESIA: Qual a interferência desse curso na espiritualidade pessoal e comunitária?
DANIEL RAMOS: As pessoas não tem uma compreensão exata do sentido de estudar temas como a filosofia, teologia e até a antropologia. Na verdade, dentro do estudo de temas relacionados à fé, sob o prisma do projeto de amor que Deus tem para com o homem (Antropologia teológica), está inserido um grande chamado a interiorizar o objeto de estudo. Eu já vi irmãos dizendo “eu já estudei este ou aquele tema” para em seguida afirmar: agora vamos ver para que isto serve. Muitos estudam sem essa visão da finalidade. Lembrando o grande filosofo Hans Urs von Balthasar[1] “A teologia é uma ciência de joelhos”. Assim, estudar as coisas de Deus que dizem respeito ao homem, pois Deus uniu o Homem a si em Cristo que se encarnou (temos um homem na Trindade, Cristo Jesus), isso inevitavelmente interfere no seu “hoje”. Este conhecimento influencia naquilo que a pessoa é, pois a verdade liberta, salva, ilumina e enche de alegria… Tudo isso faz com que se abram os olhos para o grande projeto de amor que Deus tem para mim, de forma pessoal e em vista dos outros porque toda vocação é missão. Vocação é um chamado de Deus para unir-se a ele de maneira específica, recebendo os mesmos sentimentos de Cristo que sofre ao ver a humanidade que geme esperando a manifestação dos filhos de Deus. Nós somos, então, enviados no amor e para o amor ao coração daqueles que Deus deseja salvar. Nossa vida nunca é desconectada da vida dos irmãos, porque o próprio Deus não é uma solidão absoluta. No mistério de Deus, somos chamados a nos dar aos outros e assim sermos verdadeiramente felizes.
Espero que esta pequena entrevista tenha despertado em você o desejo de autoconhecimento e, porque não dizer, crescer em sua espiritualidade. Então não perca tempo, inscreva-se agora mesmo.
[1] Sacerdote, teólogo e escritor suíço. É considerado um dos mais importantes teólogos do século XX.
Serviço
Curso Online “Quem é o homem para que penses nele? – O Homem à luz da revelação divina”
Valor do curso: R$119,90 (boleto, PIX ou cartão)
Certificado com carga horária
Inscrições e acesso ao curso: CLIQUE AQUI
Sobre o Instituto Parresia
Siga o perfil no Instagram
Conheça a nossa Plataforma de Cursos Online no Site
Ouça os Podcasts no Spotify
Assista aulas gratuitamente no Youtube
Entre em nosso canal do Telegram
E-mail: institutoparresia@comshalom.org