Lembro que voltando do Brasil, depois de viver a Escola de Liderança Ronaldo Pereira Shalom (2015) – em Fortaleza- me passou pela cabeça, que minha experiência com Deus no coração do Carisma desapareceria ou diminuiria, então me perguntei: será que um dia teremos PJJ (Projeto Juventude para Jesus) na Missão Shalom Lima? Eu me fiz essa pergunta porque ainda estamos nesse processo de formação do PJJ.
E ainda penso: quanto tempo é necessário? Devemos esperar que os jovens cheguem, assim, sem fazer nenhum esforço? Curiosamente, tivemos um Seminário de Vida no Espírito Santo (SVES) e poucos dias depois, uma sabedoria de Deus para a evangelização.
Uma resposta com amor
Não estava preparada para a resposta que o Senhor me daria, poucos dias depois de chegar em Lima, para minha Missão, conheci a Mariana Pérez, uma menina de 13 anos que morava a poucos quarteirões do Centro de Evangelização, que a meu ver, ela seria uma das primeiras jovens a trazer o espírito do Carisma, ou seja, a “primazia de um Shalomita”. Muito corajosa e de coração disponível, ela viveu o SVES “Tú puedes ser Feliz” e logo já ingressou no Grupo de Oração com vários adultos.
É uma jovem com parresia. Mais tarde essa jovem se tornaria minha afilhada de Crisma, foi aí que entendi que o PJJ estava apenas começando, e se eu achava que minha experiência querigmática iria se esfriar ou desaparecer, a resposta foi: NÃO, pelo contrário iria se intensificar, porque aos poucos os “Chibolitos” como se diz aqui no Peru, os jovens foram chegando.
Secretária Jovem no Shalom Lima
Sete anos se passaram e hoje Mariana junto com vários jovens fazem parte da Secretaria Jovem, estágio anterior para o PJJ, atualmente liderada por Liliana Romero (uma jovem discípula Comunidade de Vida argentina) muito ativa e dinâmica, apaixonada pela juventude e pela evangelização, com grande amor esponsal.
Tudo vivido antes do nosso futuro Projeto Juventude para Jesus é reflexão e doação de vida de mais jovens como foi no meu caso, que aos 23 anos conheci o Carisma, adorei e estava pronto para continuar firme nele. Posso dizer que estou muito feliz, que meus melhores anos de juventude foram oferecidos no serviço. Houve momentos em que senti claramente que meus detalhes para a montagem ou decoração para os eventos e os Seminários de Vida me salvaram da minha autossuficiência, da minha falta de humildade, do meu egoísmo às vezes por falta de maturidade, outras por medo ou vergonha porque o que eu faria seria muito pouco.
Um Carisma jovem que se dá aos outros jovens
Como bem diz Santa Teresa de Calcutá: “Às vezes sentimos que o que fazemos é apenas uma gota no mar, mas o mar seria menor se não tivesse essa gota”. Hoje entendo que a participação/evangelização de um jovem em vista de outro jovem tem uma dimensão divina e sagrada.
Em meio a essa busca de não reter o que foi vivido, e reconhecendo que é a salvação de muitas vidas, o medo e a vergonha ficam em segundo plano, porque se percebe que o amor de Deus é a resposta para transformar o coração endurecido em um de carne, cheio de compaixão e misericórdia.
Querido irmão, irmã: Jesus sempre tem uma nova obra, um novo projeto para sua vida e não se concretizará sem suas mãos, seus pés e sua evangelização. Vamos evangelizar, que a humanidade precisa da sua Juventude, da sua Alegria e do seu testemunho!
Assim como Ronaldo Pereira, exemplo de Jovem Líder, nosso amigo do céu que deu a vida pela evangelização em vista da PJJ.
Shalom para sempre, Projeto Juventude para Jesus!
Marjori Small
Núcleo Vocacional Shalom Lima
Consagrada Comunidade de Aliança
Confira também os testemunhos:
Com o PJJ, aprendi a me ofertar por amor
A alegria dos jovens Shalom motiva universitária a uma nova vida