Formação

O mundo pelos superficiais

comshalom

O mundo de hoje recebeu o decalque da superficialidade. Só importa o agora, as manchetes, o que é quantitativo e não o que venha ser qualitativo. Nessa perspectiva podem-se enumerar algumas visões pouco profundas sobre pessoas e situações que nos rodeiam. 

Na ótica do superficial Jesus Cristo não passa de um mero pacifista, como tantos outros, ou um psicólogo (dizem que o maior de todos os tempos), ou um administrador, um líder, diga-se, servidor. Estas análises possuem alguns resquícios de verdade, porém são incompletas. 

Madre Teresa de Calcutá foi uma mulher de filantropia e, só. A diferença entre ela e a princesa Daina,nenhuma, dizem os comentários míopes. 

São João da Cruz, santa Teresa de Jesus e outros místicos da Igreja são avaliados como loucos, esquizofrênicos, na linha, de algumas correntes da psicologia moderna quando, na verdade eram pessoas de profunda vida de oração e comunhão com as pessoas. 

Os cristãos que hoje vivem a radicalidade do evangelho e dizem não aos contra valores são taxados de alienados. João Paulo II mesmo sendo considerado o homem do século nunca recebeu o Nobel da Paz, isso porque, não coadunava com os métodos contraceptivos artificiais. 

Virtudes como a humildade, honestidade, pudor, justiça parecem soar muito mal na boca e o pior, nas ações de nossos coetâneos. 

Dizem ainda os superficiais que qualquer religião serve o que importa é falar de Deus. Mas sabemos que não é bem assim. Rejeita-se acreditar em uma verdade absoluta, em Deus criador enquanto multiplica-se a crença em duendes, elementos da natureza e outras crendices primitivas, próprias do estado primitivo da humanidade. 

O mais valoroso não é encontrado facilmente. É preciso descer às profundezas, enfrentar a força do empuxo. Ademais, como cristãos temos um papel fundamental na leitura profunda e madura de nossa civilização, de sua história e das personalidades que, de fato, contribuíram para sua edificação. 

Vanderlúcio Souza

vanderluciosz@yahoo.com.br


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.