Por meio de sua rede social, Andréia Gripp, consagrada da Comunidade de Aliança, respondeu a seguinte questão: o que as pessoas esperam da rede social de um consagrado? Andréia é jornalista, teóloga e pesquisadora. De forma didática, ela apresentou sete pontos importantes. A seguir, vamos conferir quais são eles. Mas antes vale destacar a legenda da consagrada:
“Uma rede social é uma rede de relacionamentos, antes de qualquer coisa. Podemos fazer dela uma rede de negócios, de marketing, de estudo e de evangelização, mas tudo estará sempre baseado no relacionamento. Quando se segue alguém que sabemos ter uma vida consagrada a Deus, não se espera ver reproduzido em suas postagens as crises de valores deste tempo: narcisismo, hedonismo, consumismo, violência, ideologias… Esperamos encontrar Deus, verdade, justiça, amor, solidariedade…”
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
A partir desse entendimento, precisamos ressaltar ainda, segundo a pesquisadora, que “um consagrado é aquele que com sua vida testemunha o que Simeão afirmou: “Meus olhos viram a Salvação”.”
A rede social de um consagrado
1 – Deus e o testemunho de vida cristã;
2 – Mensagens que os ajudem a enfrentar, a viver e a resolver problemas cotidianos;
3 – Companheirismo, amizade, autenticidade e verdade;
4 – Construção da Comunidade e da Igreja;
5 – Não divulgação da própria imagem e sim da mensagem do Evangelho;
6 – Não utilização de métodos estratégicos baseado no narcisismo e na autoreferência;
7 – Uma vida que transpareça os valores do Evangelho.
Confira também | Ouça agora o 1º episódio do podcast Vocacional Shalom 2022
Palavras do Papa sobre a vida consagrada
“Vós, queridos irmãos e irmãs consagrados, sois homens e mulheres simples que vistes o tesouro que vale mais do que todas as riquezas do mundo. Por ele, deixastes coisas preciosas, tais como bens, criar uma família própria. Por que o fizestes? Porque vos apaixonastes por Jesus, n’Ele vistes tudo e, fascinados pelo seu olhar, deixastes o resto. A vida consagrada é esta visão. É ver aquilo que conta na vida. É acolher de braços abertos o dom do Senhor, como fez Simeão.”
Segundo Andréia Gripp é isso que se espera encontrar, é isso que se quer encontrar nas redes sociais de um consagrado, pois, segundo Francisco, quando a vida consagrada deixa de girar em torno da graça de Deus, retrai-se no próprio eu: perde impulso, acomoda-se, paralisa. “Sigamos os ensinamentos de nosso querido Papa Francisco”, aconselha a consagrada.