Na Igreja Católica, temos o costume de realizar vigílias ao longo de nossa caminhada, em especial para nós da Comunidade Shalom realizamos todo mês nossas vigílias de adoração diante do Santíssimo Sacramento.
Passamos quatro horas em adoração ou às vezes até amanhecer, e naturalmente o nosso corpo pede pelo alimento material. Então, podemos nos questionar: “Qual seria a melhor alimentação para este momento, já que de madrugada as funções do nosso organismo estão diminuídas?”.
Muitas vezes optamos por fasts foods, por ser a opção aparentemente mais prática ou pelo café para permanecermos mais tempo diante de Jesus e com mais qualidade, mas nem sempre essas são as melhores opções, já que, no caso dos fasts foods, são alimentos ricos em gordura que deixam o nosso funcionamento ainda mais lento.
Para as nossas vigílias devemos nos alimentar de, tomando como regra geral, alimentos leves. Lembrando que, se forem alimentos que precisem de refrigeração, como iogurtes e outros derivados do leite, é preciso levar em uma bolsa térmica ou procurar deixar em um cooler, ou algo semelhante. Alimentar-se de frutas que tenham fácil digestão também é uma boa opção.
Alimentos que são energéticos como a canela também são muito bem-vindos. Apesar da recomendação sobre tomar café até, no máximo, quatro horas da tarde, não precisamos deixá-lo de lado, mas precisamos não exagerar no consumo para que possamos depois ter um bom descanso.
Dica de alimentos
Agora, algumas sugestões de lanchinhos para vocês levarem e compartilharem também durantes as vigílias:
- Iogurte com aveia
- Frutas
- Bolo de banana com canela
- Pipoca (sem adição de gordura)
Leia também
Nutricionista orienta jejum saudável
Larissa Eleutério
Nutricionista / CRN 26554