Unidade microscópica estrutural e funcional dos seres vivos, constituída fundamentalmente de material genético, citoplasma e membrana plasmática… De fato, essa é a definição de uma célula, mas para a Biologia. Já para a Comunidade Católica Shalom, Célula (Comunitária) tem uma outra definição específica voltada para a realidade do chamado pessoal e vocacional.
Tempo e determinação
Para começar a explicar, faz-se necessário não pular etapas para chegar a ser membro de uma Célula. É primordial passar pela experiência de um Seminário de Vida no Espírito Santo, participar de um grupo de oração, ser chamado a viver o ano vocacional para depois no primeiro ano de postulantado, seguir em uma Célula Comunitária a vivenciar a vocação Shalom.
Para ser membro da Comunidade Católica Shalom é preciso trilhar um caminho de discernimento e amadurecimento vocacional e assim aprofundar o Carisma de acordo com as etapas de formações nas Células Comunitárias.
Família Shalom
Logo após o ano vocacional, os primeiros passos serão em unidade com outros irmãos que trilharão um caminho comum de formação, oração e fraternidade. Já não é mais um grupo de oração, que se reúne um vez por semana, mas uma Célula que se reunirá duas vezes por semana, normalmente nas segundas e sextas, além das vigílias, lazeres e eventos. A Célula é composta de membros da Comunidade de Vida e Aliança, casados, solteiros, celibatários e jovens , coordenados por um formador comunitário e assistentes no intuito de serem “zeladores da vida espiritual, fraterna e apostólica dos membros que lhe foram confiados” (ECCS,181).
Formação
As formações preparadas, segundo a palavra de Deus, a Igreja e o Carisma, são específicas para cada nível: postulantes, discípulos, consagrados temporários e definitivos. Em algumas missões da Comunidade, é possível encontrar a realidade de Células Unificadas, na qual todos os níveis caminham juntos na Vocação Shalom.
Testemunhos
Para Luciana Soares, consagrada da Comunidade de Aliança, a Célula Comunitária é o lugar onde ela recebe formação na dimensão do Carisma Shalom e pela oração, também comunitária, enche seu espírito em unidade com os irmãos. “Para mim, o fruto da Célula Comunitária é a fraternidade com cada irmão de temperamento diferente. Durante todo o ano, por meio das formações, vamos em unidade, firmando mais aquilo que Deus nos chamou dando passos mais concretos na fé e no carisma”.
“É o lugar onde nos encontramos, como família, para viver momentos de partilha, formação e oração”, diz Conceição Borges, membro da Comunidade de Aliança. Para ela conhecer a vida dos irmãos de Célula, criar laços, e com eles viver a alegria, a tristeza, a saúde e a doença, igual aos votos de casamento, gera fortes momentos de fraternidade.