Shalom

O que é o Deserto?

comshalom

 

Nossa mente é interessante. Ela nos leva a fazer associações em milésimos de segundos, e nós estamos tão acostumados à sua dinâmica, que nem percebemos a grandiosidade disto. Por exemplo, façamos o simples exercício de pensarmos sobre a palavra “deserto”. O que vem à mente? Aridez, secura, sede, solidão, caminho, esforço, sacrifício, para alguns, beleza, etc. É interessante também que, muitos de nós, nunca tenhamos conhecido o deserto enquanto espaço físico, mas a nossa mente, vivências, conhecimentos e experiências, nos permitem entendê-lo, imaginá-lo e até vivê-lo.

Espiritualmente falando, nossa vida é permeada de desertos, mas será que realmente os vivemos como deveríamos? Somos capazes de reconhecê-los e significá-los? O deserto, em todos os aspectos, é um desafio! Mas qual a sua finalidade? Os beduínos que precisam literalmente atravessá-lo, o fazem porque precisam chegar a um determinado local, alcançar o outro lado. E na vida espiritual, também nos empenhamos para alcançar o outro lado? Entendemos que “o outro lado” é a experiência de Ressurreição?

A forma como passamos pelo deserto é muito pessoal, depende da compreensão e do acolhimento do momento vivido, e do direcionamento do nosso olhar. No seu deserto particular onde está fixado o seu olhar? Santa Tereza D’Ávila nos ensinou a olhar para quem nos olha (Mira que te Le mira), a fitar o nosso olhar no Cristo, para que os desertos pelos quais passamos não sejam apenas períodos de aridez, sem sentido algum.

O deserto espiritual pode ter desafios, batalhas, curas, silêncios, mas nunca a ausência de Deus. Um dos maiores desejos de quem atravessa um deserto é encontrar um oásis. Para nós, cristãos, Jesus é o nosso oásis, a água viva que sacia nossa sede de sentido.

Toda travessia precede uma chegada, um objetivo. No itinerário espiritual, o deserto é este caminho que pode conduzir à Ressurreição. Venha viver conosco uma experiência com o ressuscitado que passou pela cruz, que por puro amor a nós, deu-se por inteiro, numa oferta de vida sem precedentes, cuja história faremos memória, de maneira especial, nesta que a Semana Maior, onde viveremos o mistério da morte e ressurreição de Cristo.

Nosso retiro de Semana Santa acontecerá no dia 06 a 09 de Abril, na Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Acesse o link para realizar a inscrição: https://www.e-inscricao.com/shalomsalvador/semanasanta

Olinda Soares                                                                                                                                                                                                                      Consagrada da Comunidade de Aliança Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.