Minha mãe vive insistindo para que eu descarte meus cadernos de oração antigos, mas eu sempre digo a ela que vão precisar deles no meu processo de beatificação — uma brincadeira com uma dose muito grande de verdade, pois a isso eu anseio! (Risos) Mais vai que aconteça não é mesmo? Se não for comigo, pode ser com você! Até que minha mãe tinha razão, eu precisava me desfazer dos cadernos, estavam mofando e acumulando espaço. Com isso, parei e pensei: o que fazer com os cadernos antigos de oração?
Algumas possibilidades
- Podemos escanear e transformá-los em arquivos de PDF. Você pode também salvar em uma nuvem online como o Google Drive.
- Você também pode revisá-los anualmente. Ao final de cada ano, revise em oração, todo caminho percorrido. Anote as obras que Deus realizou, e transforme em uma oração de louvor. Reveja os objetivos ao final dos PVPs que você não realizou e coloque-os como metas no decorrer das semanas. Reze também com as correções de amor e misericórdia que com certeza Deus fez!
- Na falta de uma máquina de scanner, comece a digitar as páginas. Eu tenho feito isso, principalmente nos momentos livres e ociosos dos finais de semana. Pode parecer cansativo e desnecessário, mas tem surtido um efeito de gratidão muito grande. Posso tocar na Obra de Deus em minha história ao ler e reescrever cada página. Acho que nunca me conheci tanto, quanto nos últimos meses em quem venho lendo e digitando tudo… Seja muito fiel e digite precisamente como você escreveu. Perceba as ordens de Deus, os momentos de consolo, a condução à Sua vontade, e assim como no ponto dois, construa propósitos para reviver aquilo que foi deixado de lado. Para organizar os dados do seu caderno, você pode utilizar aplicativos de notas como o Notion, Evernote ou Onenote. Gostei do Evernote, porque consigo dividir os cadernos por títulos correspondentes ao conteúdo e dentro dele criar páginas. Esses aplicativos possuem versões para web e celulares, com isso, você tem acesso ao conteúdo sempre que precisar.
Importante
Nada na nossa vida é vivido longe da oração. Peça ao Senhor que auxilie você neste exercício de organização dos seus cadernos de oração e que o Espírito Santo o ilumine para que não seja uma ação mecânica de arquivar informações. Na organização como técnica, existem definições variadas para esse processo de arquivar, mas, na vida espiritual e na nossa história, esse processo é um caminho de oração para tocar no que foi vivido e por ele louvar, para se render a graça de recomeçar o esquecido.
PVP recomeçar
Ao perceber o que Deus disse e que deixei para trás, comecei a construir um PVP — Projeto de Vida Pessoal — só sobre recomeçar, anotando aquilo que Deus me pediu e que, na minha inconstância, não assumi viver. A vida de oração transborda em gestos concretos, reler seus cadernos e reescrever aquilo que Deus planejou para você e por inúmeros motivos não foi vivido, será um bom passo para começar 2019 reconstruindo a vontade de Deus em sua história. Reler e anotar. Fazer seu plano de busca pela fidelidade, aquilo que Deus já afirmou em seu coração e em sua vida.
Quantos de nós já perdemos esses cadernos valiosos por dentro de casa? Ou ao terminar o ano, simplesmente nos desfazemos sem nos dar conta de que ali está descrito um caminho de conversão vivido e ainda a se viver! Não jogue seus cadernos fora sem antes recuperar as notas da sua amizade cultivada na oração.
Que interessante!!!
Também faço a mesma brincadeira sobre ser santa e precisarem dos meus escritos!! Rsrsrsrs!!!
Amei todas as sugestões, mas tenho apego a meus cadernos. Sempre releeio um ou outro. É uma grande alegria rememorar as obras do SENHOR. Shalom!