Enquanto estivermos a caminho do Reino de Deus, precisamos pedir ao Senhor o olhar daqueles que já O contemplam na glória. O que estes homens e mulheres cantam ao Senhor? O livro do Apocalipse diz que eles cantavam “Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações!” (Ap 15).
Nós, muitas vezes envolvidos pelas provações desta terra, não conseguimos entoar este canto. Em meio à nossa fraqueza e à nossa pouca fé, quando começamos a ser entregues, como diz o Evangelho de hoje (Lc 21, 12-19), às vezes por nossos próprios pais, irmãos, parentes e amigos, quando começamos a ser perseguidos. Mas o Senhor nos chama a renovar a nossa fé e a permanecer firmes, porque assim iremos ganhar a vida.
Em meios a todas as provações, não se obscura o cuidado de Deus para conosco, mas ele se manifesta de uma forma diferente. Nós podemos nos voltar para o Cristo, Rei do universo, e perguntar, em meio ao sofrimento e à provação: “Onde está o Teu Reino?”.
Sobre esta terra, só existe uma coisa que o cristão pode fazer. Saiba o quê na homilia feita por padre Denys Lima, missionário da Comunidade de Vida Shalom: