Formação

O que o Catecismo da Igreja Católica diz sobre a unidade?

Em mais um artigo sobre o Catecismo da Igreja Católica, desta vez iremos aprofundar o que ele ensina sobre a unidade cristã.

comshalom
Foto: Cathopic

Devido a constantes investidas contra a unidade que a Igreja sofreu ao longo dos séculos, o Catecismo não poderia se omitir sobre o assunto, por isso, dedica algumas páginas sobre esse tema: 

De fato, ‘nesta Igreja de Deus una e única, já desde os primórdios surgiram algumas cisões, que o Apóstolo censura asperamente como condenáveis. Nos séculos posteriores, porém, surgiram dissensões mais amplas. Importantes comunidades separaram-se da plena comunhão da Igreja Católica, às vezes por culpa dos homens duma e doutra parte’. As rupturas que ferem a unidade do Corpo de Cristo (a saber: a heresia, a apostasia e o cisma) devem-se aos pecados dos homens: ‘Onde há pecados, aí se encontra a multiplicidade, o cisma, a heresia, o conflito. Mas onde há virtude, aí se encontra a unicidade e aquela união que faz com que todos os crentes tenham um só coração e uma só alma’” (CIC 817). 

É belo notar, nesse ponto, como a postura da Igreja, embora firme em sua própria identidade, não deixa de reconhecer os sólidos aspectos que ainda a mantém unida a esses irmãos separados, tais como a fé em Cristo e nas Sagradas Escrituras.  A unidade é um componente fundamental da fé cristã. O Salvador consolidou esse dom, colocando-o como um fator essencial na relação entre os fiéis que aderiram à mensagem do Seu Evangelho.  

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

A Igreja lembra ainda dos fiéis que já nasceram e foram educados nessas comunidades separadas dizendo: “Os que hoje nascem em comunidades provenientes de tais rupturas, ‘e que vivem a fé de Cristo, não podem ser acusados do pecado da divisão. A Igreja Católica abraça-os com respeito e caridade fraterna […]. Justificados pela fé recebida no Batismo, incorporados em Cristo, é a justo título que se honram com o nome de cristãos e os filhos da Igreja Católica reconhecem-nos legitimamente como irmãos no Senhor’”(CIC 818).

A Salvação e promessas feitas por Deus em Jesus Cristo à sua Igreja, também os alcançam. E por quê? Veja o que diz o Catecismo: “Além disso, existem fora das fronteiras visíveis da Igreja Católica, ‘muitos elementos de santificação e de verdade’: ‘a Palavra de Deus escrita, a vida da graça, a fé, a esperança e a caridade, outros dons interiores do Espírito Santo e outros elementos visíveis’. O Espírito de Cristo serve-Se destas Igrejas e comunidades eclesiais como meios de salvação, cuja força vem da plenitude da graça e da verdade que Cristo confiou à Igreja Católica. Todos estes bens provêm de Cristo e a Ele conduzem e por si mesmos reclamam ‘a unidade católica’”  (CIC 819). 

Essa compreensão da Igreja, respondendo às interrogações dos fiéis católicos sobre os fiéis de outras denominações, já se é possível notar também numa das lições que Jesus Cristo deu aos Seus apóstolos, quando eles viram outros indivíduos realizando obras em nome do Mestre. “João disse a Jesus: ‘Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque não anda conosco’. Jesus disse-lhe: ‘Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor” (Lc 9,49). Essa busca pela unidade será sempre um dos principais esforços da Igreja: 

A preocupação em promover a união ‘diz respeito a toda a Igreja, fiéis e pastores’. Mas também se deve ‘ter consciência de que este projeto sagrado da reconciliação de todos os cristãos na unidade duma só e única Igreja de Cristo, ultrapassa as forças e capacidades humanas’. Por isso, pomos toda a nossa esperança ‘na oração de Cristo pela Igreja, no amor do Pai para conosco e no poder do Espírito Santo’” (CIC 822). 

Há momentos em que a unidade é mais simples e prazerosa. Há outras ocasiões, porém, onde ela é complexa e comporta cruzes e abaixamentos. Por isso, a oração de Cristo presente no Evangelho, deve estar não só em nossos lábios, mas também no coração: “Pai que eles sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que o mundo creia” (cf. Jo 17,20-26). O maior sentido da unidade é a evangelização. É para que o mundo creia! 

Que Deus nos ajude a sempre zelarmos por esse dom. “Para que o mundo creia”.

Continue lendo sobre o Catecismo da Igreja Católica: 

+ Entenda porque a Igreja é una, santa, católica e apostólica

+ O que o Catecismo fala sobre os carismas do Espírito Santo na Igreja?

Por que devemos crer na Igreja Católica?


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.