Em meio a realidades que tentam distorcer o verdadeiro significado da juventude, milhares de jovens mostram que a verdadeira vitalidade deste tempo vem de Deus.
Foi o que vimos acontecer em três grandes eventos católicos que ocorreram no Brasil e nos Estados Unidos durante o mês de julho: Festival Halleluya, em Fortaleza (CE), Congresso Eucarístico Nacional, nos EUA, e Acampamento de Jovens PHN, em São Paulo.
Nas redes sociais, fotos dos eventos impressionaram a todos pela quantidade de pessoas presentes. Como foi dito em muitos comentários, a juventude católica não está morta!
Os jovens Victor, Eduardo e Pamela estiveram, cada um em um respectivo evento, e partilharam com a equipe do portal comshalom.org suas experiências.
Acampamento PHN
Entre os dias 10 a 14 de julho, a Comunidade Canção Nova, realizou o Acampamento PHN (Por Hoje Não!), com o tema: “Ou Santos, Ou Nada”, em Cachoeira Paulista (SP). O encontro de jovens contou com mais de 187 mil pessoas ao longo dos cinco dias.
Victor Florenzano, 29 anos, consagrado da Comunidade de Aliança Shalom, participou do PHN. Ele acompanhou a irmã mais nova que está iniciando sua caminhada na fé que e conta que foi surpreendido por Deus:
“Foi um revigorar da minha oferta de vida. Hoje, consagrado, chegando aos trinta anos, percebi que não tenho o mesmo vigor físico que antes, mas o mesmo desejo de me doar pelos jovens e pela Igreja, que se renovou ao ver aquela multidão de jovens reunidos. Deus muito fez, fui para levar minha irmã, mais nova, que agora decidiu a dar passos no caminho de Santidade e viveu seu primeiro PHN, mas fui surpreendido por Deus e seu amor por mim.”
Victor ainda partilha que não é preciso argumentar para fazer o mundo crer que os jovens estão buscando a santidade:
“Não precisa nem muitas palavras ao ver a imagem do Rincão da Canção Nova. A igreja está viva e lotada de jovens que desejam amar a Cristo e anunciar o evangelho.”
Festival Halleluya
De 17 a 21 de julho aconteceu em Fortaleza (CE) a 26º edição do Festival Hallelya. Mais de 1 milhão de pessoas passaram pela cidade da paz ao longo dos cinco dias de festival.
Eduardo Gomes, 26 anos, discípulo da Comunidade de Aliança Shalom, conta que este Halleluya trouxe muitas surpresas de Deus e uma nova experiência de conversão:
“Minha experiência no Festival Halleluya foi surpreendente. Participo do evento há alguns anos, mas durante essa edição – que foi histórica – quis Deus me surpreender. De forma pessoal, foi uma experiência transformadora e de conversão. Como Igreja, o Halleluya foi um marco tanto pelos números, como pelos encontros das pessoas que participaram do evento com Deus. Sempre me encanta o agir de Deus com seu povo, através do acolhimento, de um show, de uma Missa… Realmente, Deus surpreende!”
O jovem discípulo, que também é catequista em turmas de Crisma, diz que percebe a juventude com uma grande sede de Verdade e desejosos de entender mais sobre a fé católica:
“Percebo sede de Deus na vida dos jovens de hoje, eles são interessados, desejam participar mais e entender mais a Igreja, eles desejam ser acolhidos e inseridos na dinâmica da Igreja. Eu percebo que existe um aumento de interesse dos jovens em várias expressões da Igreja.”
Congresso Eucarístico Nacional (EUA)
Também nos dias 17 a 21 de julho, em Indianapolis, cidade do estado de Indiana, nos EUA, aconteceu o National Eucharistic Revival. A jovem Pamela, que faz parte do Shalom New York, partilha sua experiência no Congresso Eucarístico Nacional e a importância da Eucaristia para a unidade da Igreja:
“Estar no Congresso Nacional Eucarístico foi uma experiência inesquecível na minha vida. A Eucaristia é um presente imenso, transforma vidas e ajuda a Igreja a crescer em unidade e se tornar mais frutuosa em sua missão. Ver mais de 50 mil pessoas reunidas para dar honra e glória àquele que nos salvou da morte e nos deu promessas de ressurreição foi completamente surreal.”
Em cada um desses jovens e tantos outros que estiveram presentes, seja no festival, no acampamento ou no congresso, podemos ver encarnado o pedido de um santo: “Jovens de todos os continentes, não tenhais medo de ser os santos do novo milênio!”. Essa frase, dita por São João Paulo II, em 29 de junho de 1999, é refletida no desejo da juventude de uma real experiência com o Cristo Ressuscitado.
Que possamos continuar a lançar as redes na evangelização para fazer com que mais e mais jovens encontrem a verdadeira vitalidade da juventude: uma vida em Deus. É isto que o mundo anseia!
“Deus convoca jovens cristãos a saírem de si mesmos e lançarem-se ao mar como valentes pescadores. O mundo anseia ser resgatado por nossas redes” – Ronaldo Pereira