No mês de agosto, o Dia dos Pais é celebrado no Brasil. Contudo, há lugares em que a data é comemorada no mesmo dia em que a Igreja celebra São José, 19 de março. Independente do período, o momento é sempre oportuno para render homenagens e reforçar o amor que se tem por aqueles que, ao longo da vida, tanto ensinam aos seus filhos. E é sobre isso que vamos falar, a seguir. A partir de alguns pais que aparecem nas Sagradas Escrituras, vamos colher ensinamentos importantes transmitidos por eles aos filhos.
Vamos começar com Noé, que aparece logo no livro de Gênesis (6-9). Atento à voz de Deus e contrário ao que os homens diziam, Noé decidiu construir algo muito grande. Por meio da arca construída por ele, foi possível sobreviver ao dilúvio. Noé ensina o valor da família unida e também da adesão aos planos de Deus, mesmo quando tudo parece caminhar na direção oposta.
Outro pai que traz ensinamentos importantes é Abraão (Gênesis 11-25). Ele é considerado o “Pai da Fé”, pois numerosa é a sua geração até hoje. Com ele, nós aprendemos a confiar em Deus mesmo diante das maiores provas, mesmo diante dos pedidos mais difíceis que aparecem na nossa caminhada. O testemunho de Abraão ecoa até hoje na vida de homens e mulheres que precisam tomar decisões importantes.
Liderar uma família numerosa não é fácil e Jacó (Gênesis 25) pode falar muito bem sobre isso. Mesmo em meio à diversidade de pensamentos entre os seus doze filhos, Jacó permaneceu como grande referência para cada um deles. A beleza de uma família em harmonia, uma família unida, é algo que Jacó podia contemplar ao olhar para aqueles pequenos que tempos depois se tornariam os patriarcas das doze tribos de Israel.
O pai Salomão tinha muitos ensinamentos para transmitir aos seus filhos. Entre os seus legados, está a construção do Templo de Jerusalém. Além disso, são deles muitas das belas lições que as Sagradas Escrituras trazem ainda no antigo testamento. Com Salomão, é possível contemplar a importância de educar os filhos para uma vida santa e justa, à luz daquilo que o Senhor Deus orienta.
Por fim, precisamos falar de São José. Ele foi o pai adotivo de Jesus, soube acolher a palavra de Deus e viver a sua missão com plenitude e amor. José é até hoje referência paterna para aqueles que vivem a alegria de ser pai de forma biológica ou espiritual. José ensina a confiar verdadeiramente em Deus e na sua divina providência.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Leia também | Documentário “Menina Benigna, a beata do Ceará” será exibido na TV aberta neste mês de abril