Também conhecida como Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, a Festa de Corpus Christi, celebrada nesta quinta-feira, 30 de maio, é um dia dedicado à adoração ao Santíssimo Sacramento.
Para ajudar você a viver piedosamente esta data, o comshalom.org reuniu alguns reflexões dos papas. Confira, a seguir:
São João Paulo II
“Para explorar as fascinantes profundidades desta presença de Cristo sob os “sinais” do pão e do vinho, é necessária a fé, ou melhor, é necessária a fé vivificada pelo amor. Só aquele que acredita e ama pode compreender alguma coisa deste inefável mistério, graças ao qual Deus se faz próximo da nossa pequenez, procura a nossa enfermidade, se revela por aquilo que é, infinito amor que salva.” (São João Paulo II, Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo de 2002)
Bento XVI
“O amor transforma todas as coisas, e portanto compreende-se que no centro da hodierna festa do Corpus Christi esteja o mistério da transubstanciação, sinal de Jesus Cristo que transforma o mundo. Olhando para Ele e adorando-O, nós dizemos: sim, o amor existe, e dado que existe, as coisas podem melhorar e nós podemos ter esperança.” (Bento XVI, Solenidade de Corpus Christi de 2009)
“Estarmos todos em silêncio prolongado diante do Senhor presente no seu Sacramento é uma das experiências mais autênticas do nosso ser Igreja, que é acompanhado de maneira complementar pela celebração da Eucaristia, ouvindo a Palavra de Deus, cantando, aproximando-nos juntos da mesa do Pão de Vida. Comunhão e contemplação não se podem separar, pois caminham juntas. Para me comunicar verdadeiramente com outra pessoa devo conhecê-la, saber estar em silêncio ao seu lado, ouvi-la e fitá-la com amor.” (Bento XVI, Solenidade de Corpus Christi de 2012)
REZE | Oração de Santo Afonso de Ligório para Corpus Christi
Papa Francisco
“A Eucaristia é o Sacramento da Comunhão, que nos faz sair do individualismo para viver juntos o seguimento, a fé nele. Então, deveríamos perguntar-nos todos, diante do Senhor: como vivo a Eucaristia? Vivo-a de modo anônimo, ou como momento de verdadeira comunhão com o Senhor, mas inclusive com todos os irmãos e irmãs que compartilham esta mesma mesa? (Papa Francisco, Solenidade de Corpus Christi de 2013)
“…o Senhor sabe bem que só a nossa força humana não é suficiente. Pelo contrário, ele sabe que entre os seus discípulos haverá sempre a tentação da rivalidade, da inveja, do preconceito, da divisão… Todos nós conhecemos estas coisas. Também por isso nos deixou o Sacramento da sua Presença real, concreta e permanente, para que, permanecendo unidos a Ele, possamos sempre receber o dom do amor fraterno. «Permanecei no meu amor» (Jo 15, 9), disse Jesus; e isto é possível graças à Eucaristia. Permanecer na amizade, no amor.” (Papa Francisco, Solenidade de Corpus Christi de 2020)
Leia também:
A origem da festa de Corpus Christi
Oração de Santo Afonso para a Festa de Corpus Christi
Solenidade de Corpus Christi e suas dicas de compreensão e vivência dos valores da fé