Igreja

O que os Papas falaram sobre a Festa de Corpus Christi?

O comshalom.org reuniu algumas reflexões do papas para você rezar neste dia de Corpus Christi. Confira

comshalom
14-06-2001 ROMAVATICANOBASILICA DI S.GIOVANNI IN LATERANO – CORPUS DOMINISUA SANTITA’ PAPA GIOVANNI PAOLO II ©MICHELE RICCI / LAPRESSE

Também conhecida como Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, a Festa de Corpus Christi, celebrada nesta quinta-feira, 30 de maio, é um dia dedicado à adoração ao Santíssimo Sacramento.

Para ajudar você a viver piedosamente esta data, o comshalom.org reuniu alguns reflexões dos papas. Confira, a seguir:

São João Paulo II

Para explorar as fascinantes profundidades desta presença de Cristo sob os “sinais” do pão e do vinho, é necessária a fé, ou melhor, é necessária a fé vivificada pelo amor. Só aquele que acredita e ama pode compreender alguma coisa deste inefável mistério, graças ao qual Deus se faz próximo da nossa pequenez, procura a nossa enfermidade, se revela por aquilo que é, infinito amor que salva.” (São João Paulo II, Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo de 2002)

Bento XVI 

O amor transforma todas as coisas, e portanto compreende-se que no centro da hodierna festa do Corpus Christi esteja o mistério da transubstanciação, sinal de Jesus Cristo que transforma o mundo. Olhando para Ele e adorando-O, nós dizemos:  sim, o amor existe, e dado que existe, as coisas podem melhorar e nós podemos ter esperança.” (Bento XVI, Solenidade de Corpus Christi de 2009)

Estarmos todos em silêncio prolongado diante do Senhor presente no seu Sacramento é uma das experiências mais autênticas do nosso ser Igreja, que é acompanhado de maneira complementar pela celebração da Eucaristia, ouvindo a Palavra de Deus, cantando, aproximando-nos juntos da mesa do Pão de Vida. Comunhão e contemplação não se podem separar, pois caminham juntas. Para me comunicar verdadeiramente com outra pessoa devo conhecê-la, saber estar em silêncio ao seu lado, ouvi-la e fitá-la com amor.” (Bento XVI, Solenidade de Corpus Christi de 2012)

REZE | Oração de Santo Afonso de Ligório para Corpus Christi

Papa Francisco

A Eucaristia é o Sacramento da Comunhão, que nos faz sair do individualismo para viver juntos o seguimento, a fé nele. Então, deveríamos perguntar-nos todos, diante do Senhor: como vivo a Eucaristia? Vivo-a de modo anônimo, ou como momento de verdadeira comunhão com o Senhor, mas inclusive com todos os irmãos e irmãs que compartilham esta mesma mesa? (Papa Francisco, Solenidade de Corpus Christi de 2013)

…o Senhor sabe bem que só a nossa força humana não é suficiente. Pelo contrário, ele sabe que entre os seus discípulos haverá sempre a tentação da rivalidade, da inveja, do preconceito, da divisão… Todos nós conhecemos estas coisas. Também por isso nos deixou o Sacramento da sua Presença real, concreta e permanente, para que, permanecendo unidos a Ele, possamos sempre receber o dom do amor fraterno. «Permanecei no meu amor» (Jo 15, 9), disse Jesus; e isto é possível graças à Eucaristia. Permanecer na amizade, no amor.” (Papa Francisco, Solenidade de Corpus Christi de 2020)

Leia também:

A origem da festa de Corpus Christi

Oração de Santo Afonso para a Festa de Corpus Christi

Solenidade de Corpus Christi e suas dicas de compreensão e vivência dos valores da fé

Oração do Preciosíssimo Sangue de Cristo


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.