A gente já falou sobre como as redes sociais têm impactado a vida das pessoas, principalmente dos jovens. Inclusive, são eles que mais produzem conteúdo para as diversas plataformas existentes, em especial para o TikTok e para o Instagram. Contudo, até onde um jovem pode ir em busca de um like? Qual o limite dessa procura por aprovação? E por que ela é tão importante para a juventude? Antes de adentrarmos nesse assunto, convido você a assistir ao vídeo a seguir. Ele é o ponto de partida para nossa reflexão.
Por acaso, esse vídeo apareceu para mim no YouTube. Ao vê-lo, não pude deixar de pensar sobre a relação do jovem com o celular, em especial com as redes sociais. Parece que o feed passou a ser o horizonte por onde a juventude atual enxerga o mundo. Não falo de todos os jovens, pois há aqueles que não se deixam influenciar por certas tendências digitais.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Contudo, no vídeo, vemos, por meio da coreografia, que é real essa busca incansável por likes, por “padrões”, por adequações e também por representações. Vale ressaltar que aquilo que os olhos dos jovens de hoje veem no feed impacta a sua vida de diferentes formas. O mais delicado é quando esse impacto fragmenta o coração, causando muitas vezes uma tristeza ou vazio que parece sem fim.
Quero um like!
O desejo de tudo fazer por um like nasce com o objetivo de alimentar o vazio que muitas vezes inquieta o coração impactado por aquilo que os olhos viram no feed da rede social. Por isso, alguns jovens, antes mesmo de viveram os momentos, precisam compartilhá-los em seus perfis. “Me solta, eu quero postar”. Esse é o grito que ouvimos diante dessa ansiosa postura.
Uma vida regida por um like e pela notificação
Ainda nessa perspectiva, é possível dizer que há aqueles que têm uma vida regida pelo ritmo da notificação. O som ou mesmo a vibração do celular é o gatilho necessário para mudar o humor, o caminho, o sentimento. Não se pode viver dessa forma, porque as notificações interrompem, inclusive, as relações, sejam de amizade ou mesmo amorosas.
É possível fugir da tela
Sim, é possível fugir da tela, permanecendo nela. A ideia deste texto não é dizer para você não usar nunca mais as redes sociais. Pelo contrário, a meta dessas palavras reunidas aqui é convidar você a refletir sobre como tem usado seu tempo no celular. Dê sentido a tudo o que você vive hoje… Não deixe sua vida ser regida pelo barulho da notificação. Viva cada momento e compartilhe depois, se sentir vontade.
Saiba que diariamente Deus olha para o feed da sua vida e curti todos os momentos, do acordar ao dormir, passando até mesmo por aqueles mais difíceis. Isso porque você é muito especial!
A letra da música
Só a nível de informação, vale mencionar que a letra da canção traz o tom melancólico próprio da relação desordenada do jovem com o celular, assunto que estamos abordando neste texto.
Leia também | É tempo de conhecer o caminho de santidade para os jovens