Especial

“O Sagrado foi sempre importantíssimo na nossa vocação, porque, inclusive, nós somos consagrados. O Sagrado é o lugar onde Deus habita, é aquilo que é separado para Deus”, afirma Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom.

Em 2019, durante o Retiro de Escuta, Deus falou sobre o Sagrado na Vocação Shalom, destacando, de modo especial, a liturgia e a oração, os consagrados, os espaços e o povo, mais especificamente os pobres e os jovens.

A partir da música litúrgica, aprofundaremos a experiência do Sagrado na Vocação Shalom. “Neste tempo novo, Deus vai renovar e aprofundar todo o sentido do culto divino no meio de nós”, afirma Moysés.

O Sagrado é Belo

Para Moysés Azevedo, a celebração dos sacramentos é algo que não pode ser igualado a nenhuma outra ação na Igreja, porque é através dela que o céu se une a terra. “Por isso, desde o início da Comunidade, a liturgia tem um valor tão grande”, afirma.

O fundador, na Revista Escuta 2019, aconselha os ministros de música sobre a preparação dos cantos da Santa Missa e alerta para a não improvisação. Ele ainda anima os músicos a expressar a beleza do Sagrado nas missas nos Centros de Evangelização e nos eventos da Comunidade.

“O Sagrado é belo e atrai o coração, o olhar, a vida, toca a alma, toca e transforma, santifica”
Moysés Azevedo

O casal Nicodemos Costa e Evacy Assunção, missionários da  Comunidade de Vida, participaram dos primeiros tempos da música na Vocação Shalom. No vídeo a seguir, eles partilham sobre como o ministério se preparava para as celebrações.

Também no vídeo, Claudio Ferreira, missionário da  Comunidade de Aliança, interpreta "Santo", composição de Nicodemos Costa para o álbum dos 10 anos da Vocação.

Música litúrgica

Nos 10 anos da Vocação, pela primeira vez, os ministros de música se reuniram para pensar canções especiais para a celebração de aniversário. Desde então, começou-se a dar passos cada vez mais firmes em relação à música litúrgica na Comunidade. Nos 30 anos, foi organizado o Coral Shalom para cantar na celebração de aniversário.

Clique e ouça todas as músicas da Comunidade Shalom

Álbum dos 20 anos

Álbum dos 25 anos

Álbum dos 30 anos

Álbum dos 35 anos

A musicalização dos salmos

Desde o início, as melodias dos salmos eram rezadas e compostas a partir da intenção de cada canto. “A gente tinha todo o cuidado de não pegar um salmo de louvor e colocar uma melodia de súplica”, partilha Evacy Assunção. Ela conta ainda que os salmos marcavam muito as pessoas que participam das celebrações no Shalom da Paz, em Fortaleza - CE.

“Eu me lembro que um grande empresário de Fortaleza procurou a Comunidade e disse: ‘no dia que vocês quiserem gravar os salmos eu vou patrocinar, porque para mim não tem um momento mais forte do que quando vocês sobem para cantar esses salmos’”. Esse testemunho ajudou os ministros a perceberem o quanto Deus agia através dos salmos nas pessoas que participavam da missa no Centro de Evangelização.

“O salmista deve emprestar a sua voz ao Cristo"
Nicodemos Costa

No vídeo a seguir, Nicodemos e Evacy partilham sobre os retiros de composição das canções litúrgicas na Vocação Shalom. Com anos de experiência no ministério de música, Suely Façanha também tem muito para testemunhar sobre a ação de Deus nas celebrações. No vídeo, ela canta "Colhi o Trigo".


EXPEDIENTE

COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PORTAL COMSHALOM

Textos: Jonas Viana | Vídeo: Camila Oka | Design: Karen Favacho | Layout de Página: Jonas Viana.