Formação

O selfie de Jesus

comshalom

selfie-papa-franciscoPara quem pensa que é jovem demais e nasceu na era do selfie, saiba que Jesus já tinha feito um selfie de si mesmo e o fez sobre a montanha

Hoje em dia, tirar selfie está em alta, todo mundo sabe do que se trata e quase todo mundo já tirou um selfie. Os aparelhos de celular mais modernos vêm com uma câmera frontal cada vez melhor, coisa que um tempo atrás não tinha nenhuma serventia, mas ultimamente pode ser o motivo da escolha daquele smartphone.

O selfie seria nada mais que um autorretrato com uma câmera digital – geralmente um smartphone –, ou seja, uma foto de si mesmo ou com alguém, com alguma coisa interessante ou em algum lugar. Toda fotografia é uma forma de registrar um momento importante, mas a diferença é que no selfie, mais que num momento qualquer, é VOCÊ naquele momento. Uma foto do Museu do Louvre se encontra no Google em um minuto, mas um selfie sua no Louvre é outra coisa!

Apesar de ser criticado por muitos como uma forma de narcisismo, o selfie traz também sentido de pessoalidade, já que, em meio ao overload informacional, registrar momentos pessoais nos diferencia dos outros e agrega importância ao momento registrado.

O selfie de Jesus: As bem-aventuranças, convite à felicidade

Não porque queria registrar o seu momento, antes porque queria comunicar-se a nós e revelar-nos o rosto do Pai, Jesus nos dá seu autorretrato sobre o monte, por meio das bem-aventuranças. Se pudéssemos descrever para alguém como seria o verdadeiro rosto de Jesus, poderíamos dizer que o encontramos escrito nas bem-aventuranças. Eis o selfie de Jesus:

“Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.” (Mt 5,3-12).

Aquilo que Jesus nos fala no texto das bem-aventuranças, antes de serem recomendações, são expressão da sua vida, da sua forma de se relacionar conosco. Jesus nos fala de si nos convidando a ser como Ele, a fazer parte do seu selfie, ou seja, a participar da sua felicidade. O selfie perfeito é quando se faz com o lado mais fotogênico. Cada um sabe o lado fotogênico na hora de tirar um selfie. Jesus transparece o seu, que é a misericórdia. Não há expressão tão forte do seu amor do que quando percebemos que esse amor é pleno de misericórdia, que nos perdoa sempre e que nos aproxima de si mesmo se somos pecadores.

Um selfie com Jesus

No selfie de Jesus, não há espaço para o narcisismo, porque “quem o vê, vê o pai” (cf. Jo 14,9), e é Ele mesmo que nos convida a ter o mesmo “rosto” do Pai que está nos céus (cf. Mt 5, 48). Tirar um selfie com Jesus é o caminho da felicidade nesta terra e a certeza da vida eterna: alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Quem não queria fazer um selfie com Jesus? Ainda dá tempo! Uma multidão de santos já está enquadrada nesta foto te esperando para o click. Nesse selfie, tem espaço para todos e se entra buscando configurar-se a Cristo e sendo canal da sua misericórdia. Ah, e se quiser uma dica de qual filtro utilizar neste selfie, pergunta para a Santa Mãe de Jesus. Ela pode te ajudar muito, por experiência própria, de como fazer o selfie perfeito com seu Filho!

 

Franco Michel Silva Galdino

Missionário da Comunidade Católica Shalom

*artigo originalmente publicado na Revista Shalom Maná


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.