Formação

O Senhor é o meu Pastor!

comshalom

A proposta é tomarmos um trecho da Bíblia e orarmos com ele. Por isso, vamos iniciar pedindo a ajuda do Pai das Luzes, o Espírito Santo: “Ó vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado e renovareis a face da terra”. Oremos: “Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém”.
O método da Lectio Divina consiste em quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação. Usando-os de maneira adequada, a Palavra de Deus produz muitos frutos.
Leia, com calma, pelo menos três vezes. Medite sobre o que o texto lhe diz, pessoalmente. Ore, louve e agradeça pelo que foi lido e meditado. Enfim, contemple e saboreie a graça. Tenha tempo para estar com o Senhor. Não é difícil, mas requer paciência e determinação. Você daria um pouco do seu ‘precioso’ tempo para quem tem tanta riqueza a oferecer?
Vamos então tomar hoje, um dos salmos mais conhecidos do saltério, o do Bom Pastor. São apenas seis versículos e talvez até o saiba de cor. Porém, se puder, abra agora sua Bíblia e leia com atenção três vezes o salmo 23 (22).
Agora, retome cada frase e vá meditando. Você se sente pastoreado(a) pelo Senhor? Ele tem lhe dado todo o bem necessário para sua vida? Note que o ‘nada me falta’ não significa tudo o que se queira, pois Deus é Pai e não padrasto. Ele não nos dará uma pedra se lhe pedimos pão. Ele cumula seus filhos de bens, dando-nos mais do que merecemos e pedimos.
Você se sente tranqüilo(a), em paz? Você tem descansado no Senhor ou vive estressado? Deixe-se levar para as águas tranqüilas e sinta a restauração das suas forças. Não busque outras veredas. Vá pelos caminhos justos e seguros preparados por aquele que te ama.
Quem não passou por ‘vales tenebrosos’? A diferença é atravessá-los confiando em Deus. Com ele ao nosso lado, não tememos nenhum mal. O seu bastão e o seu cajado nos sustentam e afastam os perigos.
O Senhor diariamente prepara uma mesa com a Eucaristia e com sua Palavra, você tem se alimentado? Fortificados com ela vencemos qualquer batalha.
Os reis eram ungidos com óleo. No Batismo e no Crisma também fomos ungidos. E de fato, somos, em Cristo, sacerdotes, profetas e reis (cf. CIC 783).
O salmo 16,5 diz: “Iahweh, minha parte na herança e minha taça, és tu que garantes minha porção”. Então, quando o salmista afirma no final do versículo 5 que ‘minha taça transborda’ está dizendo que o Senhor supera toda expectativa.
Por isso ele pode assegurar que ‘felicidade e amor, todo o bem, me seguirão todos os dias da minha vida’. O que esperar de um Deus-amor, senão amor e felicidade sem fim? É para ele que caminhamos. É nele nosso destino final, nossa morada eterna.

Oração
O salmo já é uma bela oração. Continue então agora, com suas próprias palavras: “Obrigado, Senhor, por cuidares de mim, como meu Pastor e Guia. Obrigado por que nada me tem faltado. Obrigado pelo alimento e pela paz! Obrigado por que Tu és a Água Viva e sacias aqueles que te buscam. Sou grato a ti, por me defenderes com teu bastão e teu cajado. Eu te louvo e te bendigo pelas tuas maravilhas. Tu estás junto a mim nas horas difíceis… Sei que meu destino é em ti, por isso Senhor, ajuda-me a manter-me fiel…”. Continue sua oração conforme o Espírito Santo o(a) inspirar. Tenha tempo para contemplar as ações de Deus em sua vida. Reveja os últimos tempos, como o Senhor tem lhe cumulado com sua bênção e graça. Saboreie o amor gratuito do Senhor por você! Permita que o Espírito Santo lhe mostre os detalhes da Providência em sua vida.
Ao final desta lectio, sugerimos que anote os rhemas deste dia. Se tiver oportunidade, escreva para nós e partilhe conosco. Seu testemunho é muito importante para o povo de Deus. Nossos endereços estão na contracapa da Revista, ou ainda para meu e-mail: josericardofb@yahoo.com.br.
Até o próximo mês!
Shalom!

BOX:
1- “O Senhor é o meu pastor, Ele nos guia por bons caminhos, e nos leva a morar em Sua casa”.

José Ricardo Ferreira Bezerra
Consagrado da Comunidade de Aliança Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.