Aqueles que se consagram a Deus em uma vocação específica assumem o chamado de viver as obras de misericórdia, próprio de todo batizado, como um imperativo de amor. Por meio do Projeto Amigo dos Pobres, a Comunidade Católica Shalom tem encarnado ainda mais essa missão de ir ao encontro daqueles que estão nas periferias (existenciais e materiais), oferecendo alimento, roupa, orientação, oração… Tudo isso em prol de devolver a dignidade a cada homem e mulher.
Na Vocação Shalom, os pobres sempre tiveram um lugar especial, pois, a partir da experiência de dar de graça o que de graça foi recebido, diversas iniciativas foram traçadas ao longo da história da Comunidade. Os missionários têm se dedicado de forma intensa na evangelização dos mais necessitados material e espiritualmente. Vale destacar que, mais do que assistencialismo, a evangelização dos pobres diz respeito ao anúncio do Amor de Deus.
Em Fortaleza (no Ceará, Brasil) ou em Antsiranana (Madagascar), o ardente desejo de cuidar das feridas da humanidade é o mesmo. Não há distinção. Toda criança, todo jovem, todo adulto e todo idoso não deve ser excluído da alegria trazida pelo Evangelho de Jesus Cristo. Por isso, nesse tempo de pandemia, o rhema tem sido “a evangelização não pode parar”. E não pode mesmo, porque, enquanto houver um homem na terra que não conheça a misericórdia de Deus, a missão não terá chegado ao fim.
Projeto Shalom Amigo dos Pobres
Preocupada com a situação de vulnerabilidade social e o risco de contágio e disseminação da pandemia de Covid-19 entre a população de rua de Fortaleza – CE, a Comunidade Católica Shalom criou o projeto “Shalom Amigo dos Pobres”. No dia 28 de abril, a Comunidade abriu as portas de alguns dos seus Centros de Evangelização para acolher e servir como ponto de apoio pessoas em situação de rua de todas as idades.
O projeto conta com o apoio de cerca de 140 voluntários, que ajudam nas demandas de distribuição de alimentos, higienização, triagem, espiritualidade, atividades grupais, lavanderia e momentos de convivência. Para participar do projeto como voluntário ou fazer alguma doação, basta acessar o site amigodospobres.org.