Formação

O sucessor de Pedro

comshalom

Em meio aos desafios e ataques que a Igreja vem sofrendo, não podemos permanecer alheios aos mistérios que a envolvem. É de suma importância conhecermos a fundo a fé que professamos para que, em tempos tempestuosos como estes, não sejamos confundidos. Ao olhar para ela, não devemos fazê-lo como um observador, mas como um filho, um membro seu.
O que você sabe a respeito da infalibilidade do Papa? Que diferença essa crença faz em sua fé? Para compreender um pouco mais a respeito da infalibilidade do Romano Pontífice, é necessário voltar-nos a Pedro e à autoridade que lhe foi concedida.

Quando Jesus interroga os seus discípulos sobre o que o povo diz a seu respeito, fá-lo para levá-los a refletir e superar a opinião pública. Alguns o consideravam João Batista, outros Elias e outros algum dos profetas; entre eles porém, há alguém – Pedro – que supera a distância entre aparência e realidade e reconhece-o como o Messias, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus confia a este uma grande missão: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; e as potências do inferno não prevalecerão contra ela” (cf. Mt 16,18). A fraqueza do pescador é transformada na fortaleza do Apóstolo e a sua humildade será a rocha segura sobre a qual Cristo constituirá a sua Igreja. Um edifício sólido que poder algum poderá abater, nem mesmo poderes diabólicos.

Diz ainda: “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra será ligado no céu e o que desligares na terra será desligado no céu” (cf. Mt 16,19). Na linguagem bíblica, chave tem o significado de poder. O poder mais elevado é confiado a Pedro! Ele tem o poder de ligar e desligar, ou seja, condenar e absolver, excluir e acolher, não só as pessoas, mas também as doutrinas e os costumes. É desconcertante ver tanto poder nas mãos de um homem, mas antes de tudo, devemos lembrar que o Espírito Santo o assiste constantemente com todos os dons necessários para esta missão tão particular.

Segundo a vontade do Senhor, São Pedro e os outros Apóstolos formam o Colégio dos Apóstolos. Paralelamente, o Papa, Sucessor de Pedro, e os Bispos, Sucessores dos Apóstolos, estão unidos entre si e formam, assim, o Colégio Episcopal. “O Romano Pontífice, em virtude do seu múnus de Vigário de Cristo e Pastor de toda a Igreja, possui na Igreja poder pleno, supremo e universal. E ele pode sempre livremente exercer este poder” (LG, 22). Nisto vemos que toda a graça que o Senhor derramou sobre os primeiros Apóstolos é concedida aos seus Sucessores. Neles, e de modo especial no Sucessor de Pedro, as verdades da fé são conservadas e transmitidas incólumes, sem nenhum desvio. Foi-lhes confiada a missão de “proteger o povo de Deus dos desvios e dos desfalecimentos e garantir-lhes a possibilidade objetiva de professar sem erro a fé autêntica… Cristo os dotou do carisma de infalibilidade em matéria de fé e de costumes” (Cat, 890).

Com um olhar estritamente humano podemos ver nele um homem comum; mas, sob o olhar da fé, vemos um homem assistido pela graça de Deus. É Cristo quem age através de cada Papa. Aqui é preciso uma fé madura, para que também nós superemos as aparências, pois o Papa é um homem comum, com suas virtudes e fraquezas, mas quando, “pelo seu Magistério supremo, propõe alguma coisa ‘a crer como sendo revelada por Deus’ e como ensinamento de Cristo, ‘é preciso aderir na obediência da fé a tais definições'” (Cat, 891). Porque, quando um Papa trata sobre questões referentes à fé e à moral, não o faz por si mesmo, mas auxiliado pela graça, que o assiste e sustenta, e segundo a vontade de Deus, que se manifesta claramente a ele pelo carisma da infalibilidade, com o qual o dotou.

As prerrogativas de Pedro continuam a ser as do Papa. Os mesmos poderes que Jesus conferiu a Pedro são conferidos aos seus Sucessores. “Esta é a razão por que se diz que suas definições são irreformáveis por si mesmas e não em virtude do consentimento da Igreja, pois foram proferidas com a assistência do Espírito Santo a ele prometida no bem-aventurado Pedro. E por isso não precisam da aprovação de ninguém nem admitem apelação a outro tribunal. Pois neste caso o Romano Pontífice não se pronuncia como pessoa particular, mas expõe ou defende a doutrina da fé católica como mestre supremo da Igreja universal, no qual de modo especial reside o carisma da infalibilidade da própria Igreja” (LG, 25).

Como vimos, o primado de Pedro – e a sua sucessão – é uma instituição divina. “Se isso pode ser contestado por uma sociedade excessivamente racionalista e contrária a toda autoridade, reconhece o cristão autêntico – e com gratidão – o que estabeleceu Cristo para tornar mais seguros aos homens o caminho da salvação. Enfim, em nenhum campo pode o homem pretender julgar os planos ou as ações de Deus; deve, antes, repetir com São Paulo: “Quão impenetráveis são seus desígnios e inacessíveis seus caminhos!” (Frei Gabriel de Sta. Maria Madalena).

Ao olhar o nosso Papa, depois de mais de 20 anos de pontificado, o vemos cansado e abatido. Vem uma pergunta ao coração de alguns: “Não seria o tempo de descansar e deixar que outro assuma o seu lugar?” A esta pergunta o Sucessor de Pedro dá a mesma resposta que o próprio Pedro deu a Jesus quando outros discípulos o abandonaram: “Senhor, a quem iríamos? Tu tens palavras de vida eterna. Quanto a nós, cremos e conhecemos que Tu és o santo de Deus” (Jo 6,68-69). E com a sua fé continua a sustentar e confirmar a fé dos seus irmãos.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.