Brasil

Obrigado, Irmão Maurício Labonté

A Comunidade Shalom faz memória das contribuições do religioso do Sagrado Coração ao longo da história do Carisma.

comshalom
Ir. Maurício (a direita) morreu no dia 15 de fevereiro.

Na última quarta-feira, 14, faleceu o Irmão Maurício Labonté, missionário da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, em Montreal, no Canadá. Sua páscoa se deu em virtude de complicações de saúde. Ele morreu ao lado de familiares e amigos. 

Para Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, o carisma tem uma dívida de gratidão com o religioso, por sua contribuição na sua conversão pessoal e na inspiração da ação evangelizadora inicial. 

Nesse movimento de jovens eu tive experiência com a pessoa de Jesus Cristo, que mudou minha vida e minha história. A ele, nossa dívida de gratidão”, recorda Moysés Azevedo.

Encontro de Jovens em Fortaleza (CE)

O primeiro momento em que a história de Ir. Maurício se entrelaça com a da vocação foi em 1972, quando a pedido do bispo auxiliar de Fortaleza (CE), Dom Miguel Câmara, ele inicia o Movimento de Encontro de jovens da Arquidiocese de Fortaleza.

Foi especialmente no 21º encontro que o jovem Moysés Louro de Azevedo Filho teve sua primeira experiência marcante com a pessoa de Jesus Cristo. Relembre o momento em que ele faz memória do acontecimento:

Os encontros visavam despertar a fé nos jovens, com palestras sobre os valores do Evangelho. Apresentavam-nos Jesus Cristo como um amigo muito próximo da Juventude. Jovens dos colégios católicos e das paróquias da cidade participavam destes encontros de final de semana, onde eram jogadas sementes no coração de muitos. Neste tempo surgiram os grupos de jovens nas mesmas paróquias e colégios. Foi neste ambiente que tive a minha primeira experiência forte com Deus. (Escritos, Histórico II, art. 5)

A história do Café Cristão para os jovens

 

As palavras e ensinamentos de Irmão Maurício no grupo de jovens foram tão marcantes durante a juventude de Moysés, que em outra ocasião, tão importante quanto para a Comunidade Shalom, o religioso teve sua influência. Confira abaixo o recorte dos Escritos:

No segredo do coração, o Senhor começou a relembrar algo que Ele há muito colocara: ainda no encontro de Jovens, Ir. Maurício nos havia contado que sua Congregação tinha no Canadá um “Café Cristão” – Eram casas em beira de estrada que acolhiam jovens drogados e os alimentavam, procurando uma oportunidade de anunciar-lhes o Evangelho.

Cada vez que Ir. Maurício nos falava deste café, meu coração inflamava-se interiormente e inspirava-me realizar algo parecido em favor dos jovens.

Embora desejasse a criação de algo como o “Café” do Canadá, sentia que não era bem aquilo. O sentimento de que Deus queria algo nesta linha permanecia. Era a sua mão trabalhando e inspirando. (Escritos, Histórico II, art. 16 a 18)

Além de estar presente durante a primeira experiência com Deus do fundador da Comunidade Shalom, Irmão Maurício exerceu influência indireta no início das ações de evangelização da Comunidade, onde foi inspirada uma Lanchonete para evangelizar os jovens. 

A paz esteja contigo

Além de Moysés, a atuação de Irmão Maurício, alcançou outros jovens da época que atualmente são missionários da Comunidade Shalom, como é o caso de José Ricardo Bezerra e Beatriz Helena Bezerra, ambos consagrados da Comunidade de Aliança. Os dois fizeram parte da primeira turma de engajados da Comunidade. 

José Ricardo recorda que em agosto de 1974 participou pela primeira vez de um dos encontros organizados pelos religiosos canadenses na cidade de Baturité (CE) e logo no primeiro dia do retiro recebeu do missionário canadense um cartão, que anos depois foi um sinal de Deus de confirmação do seu chamado vocacional. 

Confira abaixo o relato dele da sua primeira experiência com Irmão Maurício:

Na sexta-feira à noite, no jantar de início do encontro,  eu recebi dele um cartãozinho que dizia: ‘José Ricardo, a sua vinda é motivo de alegria para Cristo. A paz esteja contigo!’. E aí, depois eu fui refletir, que essa expressão: ‘.A paz esteja contigo ‘, já era o início da vocação Shalom, porque depois o Moysés também participou de um encontro como esse em 76. E eu tive a oportunidade de ser convidado pelo Irmão Maurício, para fazer parte dos jovens que eram dirigentes assim, que davam palestras, testemunhos para os outros jovens.

Ir. Maurício com a família de José Ricardo Bezerra, em 1987.

“Minhas preces vos acompanham”

Na ocasião dos 38 anos da Comunidade Shalom em 2020, Irmão Maurice gravou um vídeo a pedido de João Bala, missionário Shalom em Moçambique. 

Essa celebração acontece hoje porque um dia de 1982, um jovem naquela época respondeu sim a um convite do Espírito Santo para evangelizar o povo de Fortaleza, principalmente os jovens. Diante de tal generosidade, as bênçãos de Deus não se atrasaram, entre elas a fundação da Comunidade Shalom”, pontuou.

Na mensagem, o religioso ressalta que também no ano de 1982, o Movimento do Encontro de Jovens de Fortaleza completou 10 anos. Ao fim de sua fala, Irmão Maurício afetuosamente disse: “Minhas preces vos acompanham”.

A Comunidade Shalom se une à Congregação do Sagrado Coração de Jesus em louvor pela vida ofertava do Irmão Maurício Labonté em favor da evangelização da humanidade. Confiantes no seu céu, contamos com sua intercessão pelo carisma que ele tanto inspirou. 

Irmão Maurício Labounté. * 28/11/1934  + 14/02/2024

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. O Irmão Mauricio foi o responsável por eu conhecer e aceitar Jesus como meu Senhor e Salvador.
    Obrigado, irmão Maurício (ah, se ele pudesse escutar, ler, e saber disso. Peço permissão ao Senhor Deus que os anjos do Senhor Jesus transmitam ao irmão Maurício a mensagem).
    Hoje eu entendo o que fez o irmão Maurício. Hoje eu entendo completamente o comprometimento e firmeza de fé do Moises. Ainda bem que entendi. Antes tarde do que nunca. Sou cristão e servo do Deus Altíssimo graças à palavra que o irmão Mauricio me deu.