Sou missionário dentro de casa, com minha família quando testemunho Jesus acolhendo, sorrindo, perdoando e promovendo o cuidado do outro nas mínimas coisas do dia a dia. Quando sou paciente e atento com os mais velhos, que por limitações próprias da idade precisam de ajuda para se locomover, fazer as refeições e para atividades básicas. Quando sou paciente com as crianças que no auge de suas energias não param um instante se quer e preciso acolhê-las e amá-las. Quando amo, acolho e respeito meus pais, mesmo que eles pensem diferente de mim e às vezes, sejam até contrários a minha fé.
Sou missionário na faculdade, quando me esforço para de fato aprender as disciplinas que me são oferecidas tendo consciência que serei um bom cidadão no futuro e, que para isso preciso dá o meu melhor hoje. Quando me mantenho firme nos valores do Evangelho mesmo diante de tantas contestações e às vezes tantas perseguições. Quando promovo a unidade entre meus colegas e evito toda e qualquer forma de divisão. Quando pra evitar conflitos agressivos e divisões, opto pelo bom e velho silêncio.
Sou missionário nos relacionamentos de amizade, quando cultivo um amor desinteressado e livre de apegos e troca de favores. Quando estou sempre disponível para ajudar o meu amigo e disposto a me sacrificar por ele. Quando sou paciente ao escutar seus queixumes e desabafos. Quando quero sempre que meu amigo seja mais virtuoso que eu e mais santo. Quando promovo alegria e festa pelo simples fato de estamos juntos entre amigos.
Sou missionário no namoro, quando tenho carinho e respeito pela vida e pelo corpo do outro. Quando não o uso para satisfizer o meu prazer em nenhuma hipótese. Quando o amor que tenho pela pessoa amada cresce a cada dia no exercício do domínio de si e da oferta gratuita e generosa nas pequenas oportunidades que a vida nos apresenta sempre. Quando rezo e intercedo pela pessoa amada e dessa forma Deus passa a ser o centro do nosso relacionamento. Quando sei frear meus impulsos carnais e dizer não a mim mesmo, para guardar e proteger aquele que amo e manter minha comunhão com Jesus.
Sou missionário na vida da Igreja, quando me engajo e oferto assim minha vida pela evangelização do homem de hoje. Quando saio de uma postura passiva e passo a ser um membro ativo do corpo de Cristo. Quando promovo a alegria de estar juntos entre irmãos comungando da mesma fé. Quando luto pela vida em toda e qualquer situação. Quando sirvo aos mais pobres e excluídos desse tempo. Quando ouço, acolho e coloco em prática os ensinamentos e orientações da Santa Mãe Igreja. Quando promovo a unidade ao meu redor sempre. Quando rezo pelos milhares de irmãos de Fé que sofrem fortes perseguições por causa da fé em tantos lugares no mundo. Quando diante das dores desse mundo não perco a esperança que Deus está no comando de tudo e que de fato, Ele é o Senhor.
Sou missionário em todo e qualquer ambiente em que estou. Sou missionário na vivência do ordinário de cada dia. Sou missionário em casa, na escola, na faculdade, no trabalho, no namoro, no convívio com os amigos, nos momentos de lazeres. Sou missionário quando estou sozinho ou em grupo. O Batismo me fez missionário. Quero em toda e qualquer situação anunciar Jesus com minha vida, com minhas atitudes. Topa ser missionário? Então vamos lá, o mundo precisa com urgência desse tipo de missionário.
Vanilton Lima | Missionário da Comunidade de Vida Shalom
Muito edificante o texto…Deus nos faça missionários para o reino!
Um ótimo texto para refletirmos. Precisava ler algo desse tipo no momento em que me encontro. Obrigada!
Shalom (:
Luana rezando por você viu