Formação

Olhando sempre para frente!

comshalom

Vem aumentando o número de clínicas para tratamento de doenças de origem psíquica ou nervosa. Não faltam clientes. Pelo contrário, o número de doentes nessa área vem aumentando. Quais seriam as causas? Com certeza, uma das causas é de origem religiosa. É o que acontece com as pessoas escrupulosas. Não tendo conseguido se libertar da triste lembrança de seus erros e dos desvios dos caminhos de Deus, na sua vida passada, essas pessoas vivem agora a sua idade madura ou sua velhice cheia de angústias, ansiedades e escrúpulos. Essas pessoas continuaremos atendendo com carinho e zelo sacerdotal.

O passado, em tudo aquilo que foi negativo, deve ser esquecido. Devemos nos libertar da força negativa de tudo que se passou. Esse é o tema das três leituras da missa de amanhã, quinto domingo da quaresma: “Não relembreis coisas passadas; não olheis para fatos antigos. Eis que eu farei coisas novas que, aliás, já estão surgindo; acaso não as reconheceis?” Esta é a afirmação do profeta Isaias 43, 18, que está na primeira leitura da missa de amanhã. O povo de Israel, esquecendo todas as amarguras e sofrimentos no Egito, proclama as maravilhas da nova situação: “Quando o Senhor conduziu os exilados de Sião, parecíamos sonhar; nossa boca encheu-se de sorrisos e de júbilo a nossa língua” (Cant. De Medit. Da missa de amanhã).

Mas quem nos ensina, de modo claro e eloqüente, que devemos esquecer tudo de negativo que ficou para traz é o apóstolo Paulo: “Uma coisa, porém, eu faço: esquecendo tudo o que fica para trás, faço todo esforço para alcançar o que está na frente” (Fil. 3,13) . Quem mais do que Paulo tem uma vida passada tão negativa, cheia de gestos criminosos, como ele mesmo afirma: “Persegui a Igreja de Cristo; não mereço o título de apóstolo” (1 Cor. 15,9). Mas, tudo isso ficou para trás, deve ser esquecido: “Eu esqueço o que ficou para trás de mim” (Fil. 3,13). Devemos, porém, ter a idéia bem clara que toda essa firmeza que Paulo tinha do presente e do futuro provinha da escolha firme e definitiva da pessoa de Jesus Cristo, que ele tinha feito: “Na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero tudo como lixo para ganhar Cristo” (Fil. 3,8).

Também o evangelho da missa de amanhã (Jo. 3, 1-11) está bem dentro do tema de esquecer o que, em nossa vida, foi negativo no passado. Trata-se do episódio da adúltera. A lei judaica era muito severa no caso da fraqueza da mulher; se fosse vista em adultério, devia se apedrejada. Para o homem havia certos subterfúgios. E hoje? Parece-me que em vez de os homens assumirem a paridade de condições, a mulher vem reivindicando falas liberdades.

Os fariseus fizeram uma pergunta maldosa a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério” (Jo. 8,4). Jesus tinha fama de ser liberal; e eles estavam curiosos por saber o que Jesus iria responder. A resposta inesperada de Jesus confundiu a todos: Quem dentre vós não tiver pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra” (Jo. 8,7).

Cheio de bondade e misericórdia, Jesus se volta para a pecadora: “Mulher, ninguém te condenou? Nem eu te condeno; poder ir e de hoje em diante não peques mais!” (Jo. 8,10 e 11).

Aprendamos também nós a esquecer o passado, com suas manchas escuras do pecado, do erro e do desacerto. Em Cristo fomos renovados. Aprendamos com Paulo a olhar sempre para frente: “Esquecendo o que fica para trás, eu me lanço para o que está na frente. Corro direto para a meta, rumo ao prêmio que, do alto, Deus me chama para receber em Cristo Jesus” (Fil. 3, 13 e 14).

Dom Antônio de Sousa
Bispo emérito de Assis


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.