Com fé, milhares de católicos tomaram as ruas do centro da cidade durante a procissão de Corpus Christi
Com os olhos fixos no Santíssimo Sacramento, milhares de católicos se reuniram na manhã desta quinta-feira (19) para celebrar a solenidade de Corpus Christi. A festa, que acontece há 465 anos, teve início com uma missa na praça Municipal, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva e por padres da Arquidiocese de Salvador.
Durante a homilia, Dom Murilo lembrou o significado do Corpo e do Sangue de Cristo para a Igreja. “A Eucaristia é o fundamento da nossa fé. Sem Eucaristia não há Igreja. Jesus nos oferece um caminho de vida, de espiritualidade. Ele se apresentou a nós como o caminho, a verdade e a vida e Ele quer nos lembrar qual é esse caminho até o Pai”, afirmou.
Após a celebração, os fiéis saíram em procissão até a praça do Campo Grande. Durante o percurso, a multidão entoava cânticos de louvor e de adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido em um andor por Dom Murilo e Dom Gilson.
Irmandades, associações, grupos, movimentos e pastorais foram convocados pela Arquidiocese para participar com bandeiras e estandartes, formando um verdadeiro tapete humano na rua Carlos Gomes. “Para mim, é muito importante estar aqui porque eu estou participando da festa do Corpo e do Sangue de Cristo. Ele é tudo na vida da gente”, disse a paroquiana de Nossa Senhora da Piedade, Helenice Mota.
Antes da procissão, os fiéis participaram de missa solene celebrada na praça Municipal
Assim como ela, o jovem Djalma Júnior, da paróquia Senhor da Paz, acompanhou a procissão com fé e confiança em Jesus Sacramentado. “Além de ser uma tradição, acredito que a solenidade de Corpus Christi nos deixa mais perto de Deus e isso nos remete à fé, à crença, ao desejo de saber sobre Jesus e de poder vê-lo. Jesus é a base da minha vida”, afirmou.
Fotos: Sara Gomes
Fonte:www.arquidiocesesalvador.org.br/