Talvez uma das maiores perguntas que percorra a vida humana é o que é a felicidade e como encontrá-la. Desde a Antiguidade, se questiona onde se encontra o verdadeiro sentido da nossa existência, ou seja, quem somos e para onde vamos.
O que é a felicidade?
O filósofo Aristóteles, ainda na Grécia Antiga, afirmava que uma das formas de se alcançar a felicidade seria através da prática de virtudes, a harmonia sobre o que sentimos e vivemos. A bendita temperança que equilibra o que temos e o que somos. Mas, nem sempre esse equilíbrio, essa equalização acontecem e aí, nos sentimos perdidos, solitários, muitas vezes, até mesmo abandonados e entristecidos. O vazio existencial que assola cada vez mais a humanidade. Nisso, o psiquiatra e fundador da logoterapia, Viktor Frankl, se questionou muito cedo sobre o sentido da vida. A grande pergunta trazida por Frankl, que viveu os horrores do período nazista, era quais os motivos que trazemos que nos fazem querer viver, buscar a felicidade e o tesouro que está escondido dentro de nós.
Leia também| Afinal, há diferença entre alegria e felicidade?
Queremos pessoas perfeitas
Entretanto, os questionamentos sobre a felicidade e o sentido de vida também podem passar pelos nossos dias atuais. Na verdade, muitas vezes até nos sentimos bem, temos a nossa família, amigos, trabalho, estudos, parece que tudo está caminhando de forma adequada. Mas, pode ser que as coisas não estejam tão bem assim. Já pensou sobre isso? Quando olhamos profundamente e para dentro de nós, de forma sincera e real, identificamos que, talvez estejamos colocando as nossas certezas e seguranças de suposta felicidade em pessoas ou bens materiais.
Queremos pessoas perfeitas, que supram todas as nossas necessidades e temos a falsa ilusão de acreditar que os bens materiais são capazes de nos trazer de uma vida plena. E aí, será esse o caminho? Será que realmente a o maior tesouro da felicidade plena, da alegria de estarmos vivos, da certeza que a nossa existência tem um sentido passa somente pelas pessoas, vale lembrar, todas imperfeitas por mais importantes que sejam para nós ou por nossas conquistas profissionais? Acredito que não, mas, antes te dar essa resposta definitiva, você mesmo precisa se perguntar: Onde está o meu verdadeiro tesouro de felicidade plena? Onde ele se encontra? Eu me sinto pleno, realizado, feliz? Talvez você encontre essa resposta dentro si, sendo autêntico consigo mesmo e disposto a buscar esse tesouro que não é passageiro, mas que dura para sempre.
Karen Sturzenegger
Doutora em Teologia e
Consagrada Comunidade de Aliança
Missão Curitiba
Venha descobrir a verdadeira felicidade no Acamps South, esse acampamento é impossível descrever!
Ver essa foto no Instagram
Serviço:
Acamp’s South
Data: 26-29 de janeiro de 2023
Local: Governador Celso Ramos- SC
Inscrições: acampssouth.com
Maiores informações: @acampssouth