Mundo

ONU acusa Israel e grupos palestinos de crimes de guerra

comshalom
Two Palestinian sisters play outside of their destroyed house, damaged during the Israeli and Hamas conflict of 2014, in Al Shejaeiya neighbourhood in the east of Gaza City on, 06 May 2015. ANSA /MOHAMMED SABER

A Comissão das Nações Unidas que investiga a guerra ocorrida na Faixa de Gaza em 2014 afirmou nesta segunda-feira (22) que foram cometidas violações e que o conflito acarretará em prejuízos para as próximas gerações.

“A amplitude da devastação e do sofrimento humano em Gaza é sem precedentes e terá um impacto nas gerações futuras”, disse a juíza Mary McGowan Davis, líder da comissão.

Em um relatório apresentado hoje, o grupo apontou para crimes de guerras cometidos tanto por Israel quanto por grupos armados palestinos na Faixa de Gaza. A comissão também criticou o lançamento de foguetes por Israel e de morteiros, frequentemente usados por grupos palestinos como o Hamas. “O fato de Israel não rever a prática de foguetes, nem depois que os efeitos sob os civis são evidentes, levanta a questão se isso faz parte de uma política ampla aprovada pelos mais altos níveis do governo israelense”, ressaltou o grupo da ONU.

De acordo com o relatório, durante os 51 dias de confronto em Gaza, foram mortos 1.462 civis palestinos, sendo um terço deles criança. Do lado israelense, seis pessoas morreram. A comissão demonstrou preocupação com o uso constante de armas com “vasta capacidade de matar e ferir” por Israel. “Mesmo não sendo ilegais, o uso em áreas densamente povoadas tem alta probabilidade de matar combatentes e civis de maneira indiscriminada”, relatou o grupo das Nações Unidas.

Em resposta, o governo israelense afirmou que o Conselho de Direitos Humanos da ONU nutre uma “singular obsessão por Israel”. O país também disse que o relatório é “motivado politicamente e moralmente imperfeito”, pois não faz distinção entre “o comportamento moral” adotado pelo Estado judaico e pelas “organizações terroristas” que enfrenta.

Por sua vez, um dos porta-vozes do Hamas, Sami Abu Zuhri, pediu que a Autoridade Nacional Palestina (ANP) apresente o relatório da ONU à Corte Penal Internacional (CPI) para processar Israel.

 

Fonte: Ansa


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.