Mundo

ONU confirma início da destruição de armas químicas da Síria

comshalom

ONU

Após a decisão histórica do Conselho de Segurança da ONU sobre as armas químicas da Síria, uma equipe de inspeção da OPAQ se prepara para embarcar para a Síria, na segunda-feira (30). Foto: OPAQ. Foto: ONU (arquivo)

A equipe conjunta das Nações Unidas e os inspetores internacionais começaram neste domingo (6) a supervisionar o processo de desmantelamento e destruição de programa de produção de armas químicas da Síria.

A equipe supervisionou funcionários do governo sírio responsáveis por destruir ou desativar uma variedade de itens, incluindo ogivas de mísseis, bombas aéreas e outros equipamentos, segundo um comunicado da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).

Inspetores internacionais da OPAQ apoiados por uma equipe da ONU estão monitorando e relatando o cumprimento de exigências internacionais para a destruição de arsenais de armas químicas e instalações de produção por parte da Síria.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade uma resolução em setembro pedindo a rápida implementação de procedimentos elaborado pela OPAQ “para a destruição rápida do programa de armas químicas da República da Síria e verificação rigorosa dos mesmos”.

No texto, o Conselho composto por 15 membros ressaltou “que nenhuma parte da Síria deve usar, desenvolver, produzir, adquirir, armazenar, conservar ou transferir armas químicas.”

A OPAQ e a ONU afirmaram que, em discussão com as autoridades, a equipe destacou que “o ônus de cumprir os prazos de verificação e de distribuição era do Governo sírio”, com o apoio técnico da missão conjunta para cumprir essas obrigações.

O processo de destruição continuará nos próximos dias, disse a organização. O diretor da OPAQ, Ahmet Üzümcü, fará um informe aos Estados-membros da organização na terça-feira (8), mesmo dia em que vai participar de uma reunião sobre o tema no Conselho Executivo da OPAQ.

Fonte: ONU.br


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.