Sem Categoria

Como rezar a liturgia das horas me ajudou a interceder pela humanidade na Pandemia

Neste tempo, o Senhor nos provou que a distância física não era empecilho para estarmos unidos, Deus nos aproximou ainda mais do que antes da pandemia, as vídeos-chamadas nos fizeram entrar virtualmente na casa uns dos outros.

comshalom

No dia 20 de março de 2020, entramos em isolamento social aqui em Natal, não sabíamos ao certo o que fazer, estávamos atordoados com tantas informações, cheios de medos e dúvidas. No dia 22 era nossa primeira missa dominical on-line, quanta estranheza neste momento, mas vivi este dia com muita fé, na hora da Ação de Graças fiz a seguinte pergunta ao Senhor: Qual a minha colaboração na luta contra a Pandemia? O que eu posso fazer? Imediatamente o Senhor me lembrou a oração da liturgia das horas.

A Palavra e a Oração, duas vias da manifestação poderosa de Deus, o Senhor me lembrava que a Palavra de Deus é Santa e na liturgia das horas usamos a Palavra Santa de Deus como via de suplica ao Santo dos Santos, um clamor forte, pois forte é a Palavra do Senhor. No mesmo dia, convidei alguns irmãos de Comunidade para rezarmos juntos as completas, e neste momento de oração vimos confirmar o desejo de Deus, na nossa pequena compreensão, achávamos que íamos rezar quarenta dias juntos, não passava pelo nosso pensamento irmos tão longe.

Assim começamos, no início nos encontrávamos para rezar as Laudes, as vésperas e as completas todos os dias. A medida que fomos retornando às nossas atividades, fomos ficando só com as Completas e a cada dia mais irmãos iam se juntando a nós (irmãos antigos, novos, obra e comunidade). Neste tempo, o Senhor nos provou que a distância física não era empecilho para estarmos unidos, Deus nos aproximou ainda mais do que antes da pandemia, as vídeos-chamadas nos fizeram entrar virtualmente na casa uns dos outros.

A vivência do oficio das leituras ajudou a mergulhar mais profundamente no mistério da salvação e o alcance da misericórdia do Senhor.

O Senhor deu novo sentido a nossa vida de oração

O próprio Senhor, pela via da intercessão gradualmente foi dando novo sentido a nossa vida de oração, ela não é nossa, a nossa oração pessoal, estudo bíblico, terço, a fidelidade de cada dia pertence a humanidade, a Graça que chega a nós também se espalha e recai naqueles que o Senhor quiser. Movidos pelo Amor do Senhor em alguns momentos fomos além, fizemos vigílias em prol de irmãos nossos gravemente enfermos devido ao Covid-19. A cada dia íamos entendendo que estamos em uma batalha e a arma que temos é estarmos juntos em oração.

Alguns momentos nos marcaram muito e foram nos inserindo na pedagogia de Deus. A vivência do oficio das leituras em tempos litúrgicos fortes da igreja como a Semana Santa, que nos ajudou a mergulhar mais profundamente no mistério da salvação e o alcance da misericórdia do Senhor. A compreensão a partir de uma imagem que em meio uma tempestade existia construtores que edificavam cobertas e telhados para proteger outros da chuva torrencial. O entendimento era claro: nós não temos a capacidade de parar a chuva, mas com a nossa oração levamos a proteção e a graça de Deus a muitos outros imersos nos desafios desse tempo.

As Palavras que Ele nos deu em momentos de grandes desafios, Palavras sempre cheias de esperança e nos convidando a confiar. Experimentamos também da eficácia da oração uns pelos outros quando um entre nós enfrentava os desafios da enfermidade.

Deus está se servindo de tudo para nos converter

 

O Papa Francisco nos diz que ninguém sairá o mesmo desta pandemia, de fato, depois de um ano inserido nesta dinâmica do Senhor, percebo que não somos os mesmos, é impressionante ver as mudanças realizadas por Deus na vida dos irmãos. Fomos convidados a interceder pelos que sofrem, pedir a Graça para os que mais necessitam, mas estamos sendo transformados pelas mesmas Graças que somos canais, Deus está se servido de tudo isso para nos converter.

Deus se serve de tudo para nos conduzir ao essencial, que é Ele, estar com Ele pela via da oração, pela Vitalidade de sua Palavra, estar com Ele em favor dos nossos irmãos, dos que sofrem, estar com Ele junto com os irmãos. Até aqui nos trouxe o Senhor e continuará a nos conduzir, como dizia, não esperávamos chegar tão longe e não sabemos quando pararemos, mais uma coisa é certa Deus irá nos surpreender, porque sua Graça sempre superabundará.

Igor Daniel Couto de Melo, Consagrado na Comunidade de Aliança na Missão de Natal


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.