Além de Papa, São João Paulo II foi quase um atleta. Ele adorava esquiar, fazer caminhadas e jogar futebol. Em mensagem para o Jubileu dos Desportistas, em 2000, ele compôs uma breve oração para todos os atletas, pedindo para que olhassem para Jesus Cristo como principal modelo de perfeição física e espiritual.
Oração de São João Paulo II pelos atletas
Reze por todos os atletas:
“Ó Cristo, fixamos o nosso olhar em Ti, que ofereces a plenitude da vida a cada homem. Senhor, Tu curas e revigoras aqueles que, confiando em Ti, cumprem a tua vontade. Hoje, no âmbito do Grande Jubileu do Ano 2000, estão aqui congregados idealmente os desportistas do mundo inteiro, antes de mais nada para renovarem a própria fé em Ti, único Salvador do homem.
Também aquele que, como o atleta, está em plena posse das suas forças, reconhece que sem Ti, ó Cristo, é interiormente como um cego, ou seja, incapaz de conhecer a verdade integral e de captar o profundo sentido da vida, de forma especial perante as trevas do mal e da morte. Diante das exigências fundamentais da existência, inclusivamente o maior de todos os campeões compreende que é indefeso e tem necessidade da tua luz para vencer os desafios comprometedores que o ser humano é chamado a enfrentar. Senhor Jesus Cristo, ajuda estes atletas a serem teus amigos e testemunhas do teu amor. Assiste-os a dedicarem à ascese pessoal o mesmo esforço com que se aplicam no desporto; ajuda-os a realizarem uma harmônica e coerente unidade de corpo e de alma.
Para quantos os admiram, eles possam ser válidos modelos a imitar. Assiste-os a serem sempre atletas do espírito, para obterem o teu prêmio inestimável: uma coroa imarcescível que dura eternamente.
Amém!”