Senhor, hoje é o dia das mães. Abraços, lágrimas, sorrisos, flores, poesias, presentes e prestações. Filhos que se reúnem ou que de longe escrevem. Flores para as mães que já se foram e flores para as mães que ainda vivem. Neste dia me lembro que prometestes a vida eterna para quem, por vosso amor, der um copo de água ao irmão. Se a vida eterna dareis por um copo de água, o que dareis, Senhor, àquela que a vida me deu e me amou quando eu era apenas uma promessa?
Por um copo de água… E qual será a paga para os braços que me embalaram, para as horas de vigília orquestradas pelo choro impertinente? E que dareis, Senhor, em paga pelos anos todos de cuidados por mim, que nem sempre era o que ela esperava? Que dareis, qual a recompensa pelas rugas que ajudei a cavar, pela grinalda de cabelos prateados que encobrem a coroa de espinhos de muitos anos e tantas dores?
Se a vida eterna dareis por um copo d’água oferecido… Que dareis, Senhor, àquela que me deu a beber a taça da vida e do amor, que dia a dia se fez para mim fonte inesgotável? Se dais a vida eterna por um copo d’água dado por amor, que dareis em recompensa a minha mãe? Senhor, não posso nem sequer imaginar, e por isso ao vosso amor confio meu desejo nesta oração.
Olhai, Senhor, por minha mãe, por todas as mães, que elas sejam para nós a imagem contínua de vosso amor compreensivo e generoso. Dai- lhes a coragem e a paciência, a sabedoria, a firmeza e o carinho. Lembrai-vos das que vos podem apresentar uma família grande, tão grande como o seu coração. Consolai as que choram seus filhos ausentes, as que os perderam nos campos de batalha ou nos caminhos do mundo. As que veem seus filhos minados pela fome e doença, e não os podem socorrer.
Senhor, nós vos pedimos pelas mães, por todas as mães. Que elas encontrem em vossa mãe, a Virgem Maria, o amparo e o modelo. Amém!