Formação

Oração, «questão de vida ou morte»…

comshalom

A oração é «uma questão de vida ou morte», pois dela depende nossa relação de amor com Deus, porta para entrar na vida eterna, explicou Bento XVI neste domingo.

Ao dirigir-se aos milhares de peregrinos congregados na Praça de São Pedro, no Vaticano, por ocasião da oração mariana do Ângelus, o Papa tirou essa lição da passagem evangélica da liturgia deste dia, em que se revive o mistério da Transfiguração de Jesus.

«A oração não é algo acessório ou opcional, mas uma questão de vida ou morte», afirmou, falando desde a janela de seus aposentos, em uma bela manhã ensolarada.

«Somente quem reza, isto é, quem se confia a Deus com amor filial, pode entrar na vida eterna, que é o próprio Deus», acrescentou.

O bispo de Roma reviveu os momentos em que Jesus subiu ao monte «para orar» junto com os apóstolos Pedro, Tiago e João e, «enquanto orava», aconteceu o luminoso mistério de sua transfiguração.

«Subir ao monte, para os três apóstolos, implicou envolver-se na oração de Jesus, que se retirava com freqüência para orar, especialmente na aurora ou após o entardecer, e às vezes durante toda a noite», recordou.

«Nessa ocasião, no monte, Ele quis manifestar aos seus amigos a luz interior que o invadia quando rezava, acrescentou, explicando o sentido do fenômeno narrado pelo evangelista: seu rosto — lemos no Evangelho — iluminou-se, e suas vestes deixaram transluzir o esplendor da Pessoa divina do Verbo encarnado.»

Segundo o Evangelho explica, nesse momento Jesus conversou com Moisés (em representação da Lei) e com Elias (um dos profetas) sobre sua paixão, morte e ressurreição em Jerusalém.

«Em seu diálogo íntimo com o Pai, Ele não sai da história, não foge da missão para a qual veio ao mundo, apesar de saber que, para chegar à glória, terá de passar através da cruz.»

«Mais ainda — afirmou –, Cristo entra mais profundamente nesta missão, aderindo, com todo o seu ser, à vontade do Pai, e nos demonstra que a verdadeira oração consiste precisamente em unir nossa vontade à vontade de Deus.»

«Para um cristão, portanto, rezar não é evadir-se da realidade e das responsabilidades que esta comporta, mas assumi-las até o fundo, confiando no amor fiel e inesgotável do Senhor», indicou o Santo Padre.

Ele concluiu convidando os fiéis «neste tempo de Quaresma», a pedir a Maria, «Mestra de vida espiritual», que «nos ensine a rezar como seu Filho o fazia, para que nossa existência se transforme pela luz de sua presença».

Fonte: Zenit


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.