Formação

Orando com a Palavra A Purificação do Templo

comshalom

O método da Lectio Divina consiste em quatro passos para uma leitura orante da Palavra de Deus: leitura, meditação, oração e contemplação.

Tomemos neste mês o episódio da expulsão dos vendedores do Templo. Este é um dos poucos atos da vida pública de Jesus narrado pelos quatro evangelistas. São Lucas é o mais conciso dedicando a este episódio da vida de Jesus apenas dois versículos. No Evangelho de Mateus e também no de Marcos encontramos seis versículos e no Evangelho de João dez versículos. Você pode tomá-los para ter uma visão melhor do acontecimento. Leia então, três vezes, os seguintes trechos: Mt 21,12-17; Mc 11,11.15-19, Lc 19,45-46; Jo 2,13-22.

Você notou que enquanto nos evangelhos sinóticos este fato é narrado próximo à paixão, no Evangelho segundo São João aparece no começo da vida pública de Jesus, logo após o primeiro milagre em Caná da Galiléia? É pelo Evangelho de São João que foi estimada a duração da vida pública de Jesus em três anos, pelas três páscoas que foram narradas e em todas elas Jesus aproveita para dar um ensinamento marcante (cf. Jo 2,13ss; 6,4ss; 11,55ss)

O Templo tinha uma importância fundamental para os judeus. Era o centro da sua religião. Lá era o local onde “habitava” Deus; onde Ele escolhera para morada, conforme a narração da dedicação do 1º Templo de Salomão (cf. 1Rs 8,10-13 e 2Cr 5,11.6-2). Quando houve a primeira destruição pelos babilônios, os profetas começaram a ensinar que o Templo seria reconstruído, um Templo que permaneceria para sempre. Ezequiel, por exemplo, tem a famosa visão do Templo, (cf. Ez 40-47) o qual tinha uma fonte que saía do seu lado direito… Isto nos faz associar ao lado direito de Jesus aberto pela lança do soldado, na cruz…

O tema é muito vasto e profundo e não podemos reduzi-lo a uma página. Mas, nesta Lectio, você pode mergulhar em um dos aspectos deste mistério. Tome o trecho de São João e releia-o, devagar, meditando sobre o corpo de Cristo que é o centro da vida cristã. Medite como o seu próprio corpo lhe ajuda na evangelização e no relacionamento com Deus. Ele que deve ser adorado acima de tudo, tem de fato a prioridade em sua vida, ou o dinheiro, ou outras coisas ocupam este lugar?

Você notou também que para São João, a expulsão dos vendedores é uma purificação do Templo? A partir de Jesus, o verdadeiro Templo é o seu corpo. São Paulo vai estender esta noção ao afirmar que nosso corpo é templo do Espírito Santo que habita em nós (cf. 1Cor 6,19 e 1Cor 3,16-17

Os ritos de purificação eram muito importantes para os judeus que se preocupavam às vezes mais com o exterior que com o interior. Jesus ensina que a purificação deve começar pelo coração do homem (cf. Mc 7, 1-23). No Sermão da Montanha Ele diz: “Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus” (Mt 5,8). Dá para perceber como há coerência e interligação em toda a Palavra de Deus? Jesus purifica o Templo, expulsando os vendedores e cambistas que não reconheciam o lugar como casa de oração.

Com estas e outras passagens que o Senhor lhe fez lembrar, você pode meditar mais. Em que áreas você deve deixar Jesus “derrubar as mesas?” Peça ao Espírito Santo que lhe ilumine principalmente para que você veja o que em sua vida precisa ser mudado. Você tem consciência que é templo do Espírito Santo?

Para o cristão o corpo, a “matéria” não é má como ensinaram erradamente algumas heresias. Não podemos reduzir nossa religião puramente ao lado espiritual, mas devemos considerar o corpo, alma e espírito como integrantes da pessoa. É preciso lutar contra a “carne”, isto é, contra as paixões que tem desejos contrários ao Espírito, mas devemos lembrar que todos ressuscitaremos na carne, como ensina o credo. A dignidade do corpo foi elevada ao máximo pela encarnação do Verbo de Deus. Portanto devemos cuidar e valorizar nosso corpo.

A partir de tudo isso acima, faça sua oração como uma resposta a Deus e ouvindo sua voz amorosa que sempre lhe conduz para o bem. Permaneça um bom tempo louvando e agradecendo a Deus pelos seus dons e talentos e também pelo seu corpo, sua voz, seus cabelos, seus olhos, etc. Independente da cor, tamanho, tipo ou qualquer detalhe, seu corpo é um dom único de Deus.

Tome se puder a foto do Santo Sudário, ou uma imagem ou ícone de Jesus e fique em oração, contemplando o Filho de Deus. Ao nascer foi posto numa manjedoura. Foi amamentado, cuidado, e educado como qualquer um de nós. Brincou como qualquer criança normal… Caminhava pelas cidades e povoados pregando o Reino de Deus. Passou fome, sede, frio… Na Paixão suou sangue, foi esbofeteado, flagelado, coroado de espinhos, crucificado, morrendo na cruz. Seu corpo foi sepultado em um túmulo novo. Mas a morte não venceu, pois Ele ressuscitou e mostrou suas chagas gloriosas aos apóstolos. Depois subiu ao céu onde está sentado à direita de Deus Pai. E voltará como juiz para julgar os vivos e os mortos. E então enxugará toda lágrima e o seu Reino não terá fim. E todos os eleitos cantarão eternamente seus louvores…

Anote os rhemas em seu caderno de oração e partilhe no seu grupo ou Comunidade. Escreva para nós dando seu testemunho.

Shalom!

José Ricardo F. Bezerra

Consagrado na Comunidade de Aliança Shalom

José Ricardo F. Bezerra

Consagrado na Comunidade de Aliança Shalom

Revista Shalom Maná – Ed. Shalom

Conheça os Vídeos de Formação Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.