Formação

Orando com a Palavra – O Batismo do Senhor

comshalom

José Ricardo F. Bezerra
Consagrado na Comunidade de Aliança Shalom

Muitas pessoas que encontro dizem que não entendem a Palavra de Deus e que acham-na difícil. Mas quando eu pergunto se elas oram com a Palavra, respondem-me que não, porque não conseguem e outras razões mais. Meu caro leitor, minha cara leitora, esta seção diferente das demais, não se destina simplesmente para uma leitura, mas para você tomar a Palavra de Deus e orar com ela.
Orar como? Com o método da Lectio Divina.
Uma vez fiz um exercício da Lectio num grupo de pessoas com alguma caminhada, e notei a dificuldade que muitas delas têm em seguir estes quatro passos da Lectio: leitura, meditação, oração e contemplação. A primeira dificuldade é na leitura. Os “vícios” de leitura fazem com que passemos os olhos sobre um texto da Bíblia e automaticamente já nos damos por satisfeito, esquecendo detalhes preciosos que nos farão falta nos passos seguintes. A meditação é confrontar o trecho lido com sua vida concreta. É deixar que Deus lhe fale pessoalmente através do que foi lido. A oração é sua resposta, sua decisão, seu compromisso, seu louvor, seu agradecimento a Deus pelo que Ele lhe falou. E a contemplação é a ação de Deus em sua oração. “A medida do amor é dar sem medida”, dizia Santa Teresinha. O amor de Deus é um amor louco, apaixonado, sem medidas. Por isso Ele nos cumula de tantas graças.
Tome sua Bíblia e leia atentamente esses cinco versículos (Mc 1,7-11).
Se você não leu, continuará com as mesmas dificuldades daqueles citados acima. Coragem! Pare agora aqui e leia na sua Bíblia o trecho de São Marcos.
A riqueza inesgotável da Palavra de Deus permite que a cada leitura você descubra coisas novas, mesmo que outros já tenham escrito até livros sobre esses mesmos versículos. O mais importante neste método é aquilo que Deus lhe fala hoje, que é o resultado da meditação. Você não precisa entender neste momento as razões teológicas do batismo de Jesus, mas a partir da leitura deixar que Deus lhe fale. Veja, por exemplo, a presença da Trindade nos versículos 10 e 11. A voz do Pai, o Espírito Santo em forma de pomba que desce sobre Jesus, o Filho. Ao ouvir a frase “Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo” dita para você, não há como não se sentir envolvido e amado pelo Pai. O mesmo Espírito que pairou sobre Jesus, você recebeu no batismo. É Ele que “nos faz clamar: Abba! Pai!” e “intercede em nosso favor com gemidos inefáveis” (cf. Rm 8,15.26). A cada repetição desta frase, mais Deus pode lhe mostrar tesouros escondidos. “Tu”. “Tu”. Ouvir este pronome do Grande Outro, que é Deus, pode lhe levar a grandes descobertas sobre você mesmo. “Eu te chamei pelo teu nome: Tu és meu” (cf. Is 43,1) “Tu és meu filho amado, em ti ponho minha afeição”. Saber-se conhecido e amado por Deus faz toda a diferença do mundo. Eis aí a fonte de cura, de restauração, de libertação de muitas cadeias e males. Que importa a opinião ou palavra de quem quer que seja sobre você? O Pai te ama! Este amor é capaz de vencer as maiores provações e desafios. O Espírito habita em ti! Você é filho no Filho!
Que tal pedir agora uma renovação do seu batismo? Sua oração pode iniciar assim, espontaneamente, confiantemente, amorosamente…
Deixe-se ficar com o Senhor após a oração no Espírito para que Ele aja livremente em sua alma através da contemplação.
Shalom!

Revista Shalom Maná


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.