“Tudo e todas as riquezas derramadas tem como finalidade o bem comum”. Assim nos exorta o Catecismo da Igreja Católica, 951s; “Tudo tenham em comum” (At 4, 32). Tudo o que possui o verdadeiro cristão deve considerar como um bem em comum e deve estar disposto a ser diligente para socorrer o necessitado e a miséria do próximo.
O cristão é um administrador dos bens do Senhor (Lc. 16, 1-3). Na comunhão da Igreja, o Espírito Santo “reparte graças especiais entre os fiéis” para a edificação da Igreja. Pois bem, “a cada um é dado a manifestação do Espírito para proveito comum” (I Cor 12, 7) e para ajudar o povo de Deus ao alcançar a santidade.
Os carismas do Espírito Santo, concedidos a todos por ocasião do Batismo e intensificados na Crisma, também são chamados de dons carismáticos ou de dons de serviço. O Espírito Santo nos capacita com estes dons para servirmos à Igreja de Cristo, através dos irmãos. Os carismas são, portanto, dons de poder para o serviço da comunidade cristã.
Os carismas manifestam que Jesus está presente e age através do seu Espírito por meio de nós ( Jo 14, 18-19) e que nos capacita a cumprir o grande mandamento de Jesus: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16, 15). Os carismas são os sinais que acompanham e confirmam a nossa pregação. São sinais visíveis de poder e do amor de Deus.
Bibliografia Consultada
- Bíblia Ave-Maria
- Estudo Bíblico Enchei-vos
- Carismas – Coleção Paulo Apóstolo
- O despertar dos Carismas
- Catecismo da Igreja Católica
- Christisfidelis Laice
- Como usar los carismas – Benigno Juanes
- Lumen Gentium
Dons Efusos do Espírito Santo
Dons do Espírito Santo: Dom de Línguas
Dons do Espírito Santo: Dom de Ciência
Dons do Espírito Santo: Dom de Profecia
Dons do Espírito Santo: Dom de Sabedoria
Dons do Espírito Santo: Dom de Cura
Dons do Espírito Santo: Dom da Fé