Toda pessoa humana ao ser batizada recebe, além da habitação de Deus na sua alma, virtudes, dons infusos ou de santificação e dons efusos ou carismáticos, os dons do Espírito Santo são muitos. Com o Batismo, o cristão nasce para a vida em Cristo, que pela intervenção do Espírito Santo o justifica e o renova em todo o seu ser, formando nele um filho de Deus.
Os dons infusos ou de santificação são instrumentos poderosos de Deus para a construção da santidade em nossas vidas, enquanto que os dons efusos ou carismáticos são instrumentos também poderosos que nos capacitam a sermos servos competentes e eficientes. Mas, para que isso aconteça, precisamos nos abrir à sua atividade, e à sua ação, tanto num caso como no outro.
Os dons infusos estão profundamente ligados às mais elevadas operações da vida espiritual, isto é, eles realizam no homem uma atividade deiforme que consiste em revestir as almas dos “hábitos da Trindade”, com o desaparecimento do “eu” para que só Deus tome as iniciativas.
O objetivo verdadeiro da atividade dos dons do Espírito Santo, portanto, é proporcionar a transformação do modo humano de agir para a união transformante. A pessoa batizada inicia sua vida, essencialmente deiforme, imperfeitamente, pois não sabe ainda como agir para viver “à maneira de Deus” até que seja estabelecida, de modo permanente, na intimidade das Pessoas divinas.
A medida que o cristão avança na vida divina e nele desabrocha a graça do batismo que o faz participante da natureza divina, que foi comunicada ao Filho pelo Pai e por ambos ao Espírito Santo e finalmente pela graça recebida no Batismo, foi comunicada a todos nós. É desta graça recebida no Batismo que deriva o sentido sobrenatural das virtudes e dos dons do Espírito Santo.
Os dons infusos ou de santificação são: Temor de Deus, Piedade, Fortaleza ou espírito de Fortaleza ou ainda coragem, Prudência ou espírito de Conselho, Ciência ou espírito de ciência, Entendimento ou espírito de Inteligência e Sabedoria ou espírito de Sabedoria.Formação: Maio/2010
Dons Efusos do Espírito Santo
Saiba mais:
Dons do Espírito Santo: Dom de Línguas
Dons do Espírito Santo: Dom de Ciência
Dons do Espírito Santo: Dom de Profecia
Dons do Espírito Santo: Dom de Sabedoria
Dons do Espírito Santo: Dom de Cura
Dons do Espírito Santo: Dom da Fé
Dons do Espírito Santo: Dom de Milagres
Dons do Espírito Santo: Dom do Discernimento
Pregação por Moysés Azevedo: O Espírito Santo nos conduz para o Alto
A seguinte frase ficou confusa pra mim, me parece estar faltando alguma palavra…
“A medida que o cristão avança na vida divina e nele desabrocha a graça do batismo que o faz participante da natureza divina, que foi comunicada ao Filho pelo Pai e por ambos ao Espírito Santo e finalmente pela graça recebida no Batismo, foi comunicada a todos nós.”