Formação

Os Estados de Vida na Vocação Shalom

A Comunidade Shalom é composta por fiéis das mais diversas formas de vida: celibatários pelo Reino do Céus; casados e solteiros; sacerdotes, diáconos e seminaristas.

comshalom

A Igreja do Brasil instituiu e celebra, desde 1981, o mês de agosto de cada ano como o Mês Vocacional. Neste período, totalmente dedicado às Vocações, busca-se de forma ainda mais profunda conscientizar todo o povo de Deus da beleza eterna do chamado Divino. Podemos, então, afirmar que uma Vocação sempre nasce no Céu, ou seja, do coração da Trindade, e do Céu debruça-se ao coração humano, buscando assim uma resposta de Amor. Semana a semana – 1ª dedicada aos Ministros Ordenados,2ª Matrimonial, 3ª Vida religiosa, 4ª.Vocação laical e 5ª Vocação catequista – deste belíssimo mês, o olhar e o coração de cada fiel deve estar atento ao apelo do Céu, pois como nos diz o Sumo Pontífice: “a nossa vida e a nossa presença no mundo são frutos de uma vocação divina”.

             Neste sentido ainda, o Papa Francisco recorda-nos que “a Vocação realiza-se hoje! A missão cristã é para o momento presente. Cada um de nós é chamado – na vida laical no matrimônio, na vida sacerdotal no ministério ordenado, ou na vida de especial consagração – a ser testemunha do Senhor, aqui e agora”. Toda Vocação assim compreendida é reflexo do Amor Divino pelos homens e cada uma formas reflete aspectos particulares das Pessoas da Santíssima Trindade.

Na Comunidade Shalom, especificamente, somos chamados de forma muito especial – neste mês dedicado às Vocações – a percebermos o que Deus espera de cada um de nós, em especial, acerca dos Estados de Vida e como isto está diretamente ligado ao chamado e missão de cada um. 

Primeiramente, faz-se necessário compreender que a Comunidade Shalom é um espelho da vida Trinitária e um reflexo do Mistério da Igreja.

Como forma de refletir a comunhão intratrinitária que, em três Pessoas distintas, expressa o mistério da perfeita unidade, a mesma é chamada a abrigar, na vivência do seu Carisma, a diversidade, complementariedade e unidade das diversas formas de vida que se manifestam na Igreja. Por isto é composta por fiéis de todas as formas de vida:

  1. Celibatários pelo Reino dos Céus;
  2. Casados e solteiros;
  3. Sacerdotes, diáconos e seminaristas.

Na Comunidade Shalom, portanto, a forma de vida é um dom (chamado) que o Senhor concede a cada membro, segundo a Sua Vontade, e conforme os ensinamentos e a disciplina da Igreja. Compreendem os assim que ela é dada para que aquele que a acolhe possa amar e servir melhor ao Senhor e aos irmãos, viver melhor a Vocação à Comunidade Shalom e nela doar-se em abertura e serviço à Igreja e à humanidade.

Por isso, a forma de vida nunca poderá ser vivida numa perspectiva individualista, isolada, fechada, mas em uma atitude de transbordamento para a Comunidade, para a Obra e a Igreja, encontrando nisto sua plena realização. Tendo como modelo a Trindade, as formas de vida na Comunidade encontrem, na distinção das Suas Pessoas, o modelo e a fonte de sua vivência e missão. Em Sua unidade, encontrem a inspiração da complementariedade, para nesta se plenificarem, em abertura e doação à Igreja e à humanidade.

Desta forma, somos uma só família de irmãos e irmãs, manifestando a complementariedade das formas de vida que, através de um chamado comum, ofertam suas vidas a Jesus Cristo, no espírito do Carisma inspirado pelo próprio Deus. Compreender a beleza de cada uma das Pessoas Trinitárias e sua relação com as diferentes formas de vida – Pai/Matrimônio, Filho/Sacerdote e Espírito Santo/Celibatários pelo Reino – leva-nos a estarmos inseridos e enxertados no seio da Trindade que, por meio do coração transpassado de Cristo, nEla contemplamos o amor do Pai, bebemos do poder e da santidade do Espírito e, enxertados em Cristo, somos enviados ao mundo para anunciar a Boa Nova da Salvação.

            Uma Vida Trinitária no meio de nós, através das formas de vida, não é só uma expressão de amor, mas sobretudo, uma missão de amor.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.