Formação

A influência russa nos ícones Shalom

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“Tu divino Senhor de tudo o que existe, ilumina e dirige a alma, o coração e o espírito do teu servo. Guia suas mãos para que ele possa representar dignamente e perfeitamente a tua imagem, aquela da tua Santa Mãe e aquela de todos os santos, para a glória, a alegria e a beleza da tua Santa Igreja”. 

Com esta oração de tradição russa, o iconógrafo inicia o seu trabalho. Sua missão é pintar, melhor dizendo, escrever ícones. No Oriente cristão cresceu e se desenvolveu esta arte cheia de espiritualidade e beleza, hoje muito conhecida e praticada no Ocidente, encontrando, também, lugar privilegiado na liturgia, nos lares e na devoção particular.

A palavra ícone vem do termo grego eikon (imagem) e, na historia da arte, denomina uma pintura de gênero sagrado, que segue uma tradição de séculos, executada sobre madeira e geralmente portátil. Esta técnica antiguíssima utiliza materiais singulares, a saber: tempera à ovo, cola de coelho e peixe, pigmentos, gesso, entre outros.

Quando surgiram os ícones

Para alguns estudiosos, os precursores diretos dos ícones seriam os retratos de Fayum. Com pintura encáustica, em cera e pigmentos, se faziam os retratos dos imperadores bizantinos e romanos. Estes retratos eram pinturas naturalistas, mas com rostos de expressões vigorosas, idealizadas espiritualmente.

Uma outra tradição liga o ícone à imagem Aqueropita (não feita por mãos humanas) enviado pelo próprio Cristo a Abgar, rei de Edessa. A lenda conta que estando o rei leproso e, querendo curar-se, enviou uma delegação a Jesus que pregava na Palestina, suplicando-lhe uma intervenção miraculosa e um retrato. Cristo o ouviu e teria enxugado o seu rosto em uma toalha, deixando seus traços impressos nela. Esta seria a origem do Mandylion ou Verônica, relíquia muito venerada alguns séculos mais tarde em Constantinopla.

Muito difundida também é a tradição que atribui os primeiros ícones a São Lucas, que teria pintado a Mãe de Deus. Os ícones mais antigos que chegaram até nós vem do convento de Santa Catarina no Monte Sinai e outras localidades do Egito. Estes datam dos séculos V e VI.

O mistério torna-se visível

Nos séculos VIII e IX os iconoclastas – quebradores de ícones – empreenderam verdadeira perseguição ao feitio e culto dessas imagens. Foi um período sangrento e conflituoso, porém foi neste período difícil que se desenvolveu a teologia necessária para melhor compreende-los. O culto foi restaurado e reafirmado sua validade e importância.

O fundamento do ícone é a encarnação e o grande mistério que o ícone professa. “Porque o invisível tornou-se visível, tomando carne podes executar a imagem Daquele que foi visto. Porque reduziu-se à quantidade e a qualidade e revestiu-se das feições humanas, então pintamos (…) e expomos à contemplação Aquele que quis tornar-se visível” , afirma São João Damasceno, na sua defesa dos santos ícones. Sendo assim, o iconógrafo pode então pintar o rosto de Cristo, da sua Santa Mãe e de seus santos transformados em imagens, ícones d’Ele. O iconógrafo deve, portanto, através da oração, da leitura da Sagrada Escritura, prática dos sacramentos, ser dócil a ação do Espírito Santo, verdadeiro iconógrafo e realizar sua missão de tornar visível através de linhas e cores, o espiritual, o divino.

Na iconografia, tudo é repleto de denso simbolismo, através do qual se pretende inculcar verdades teológicas, conceitos da fé. As figuras são representadas de modo a exprimir um homem transfigurado: os rostos bronzeados, iluminados e expressivos; orelhas e bocas muito pequenas; olhos dilatados e penetrantes; a perspectiva é invertida, assim, aquele que contempla sente-se envolvido pela cena. As cores são radiantes, nunca são sombrias e tem um significado próprio. O ícone é todo luz, este é seu principal atributo, que simboliza a glória divina.

“Utilizem-se os ícones como parte da riqueza espiritual da Comunidade e, em tudo, se favoreça o seu conhecimento, veneração e difusão.” (ECCSh art. 46)

A Comunidade Shalom traz em sua espiritualidade uma veneração particular pelos ícones. O trecho acima, dos nossos estatutos, revelam o lugar privilegiado dos ícones na nossa Vocação, pois, por meio deles somos motivados à oração, à contemplação, a um mergulho nos mistérios de Cristo e na verdade do Evangelho. Aquele que contempla um ícone permite brotar de seu interior o desejo de ver a face de Deus e de ser transfigurado por Ele.

Auxílio espiritual

Ao celebrar a liturgia em nossas casas e nos eventos de evangelização, utilizamos os ícones das festas, dos santos, da Mãe de Deus, que são ornados com flores naturais, incensados, e são objetos de contemplação e veneração das pessoas. É maravilhoso contemplar a Palavra proclamada no ícone. Este completa o anúncio do mistério celebrado. Vale lembrar que o ícone depois de bento, é um sacramental, um sinal de graça, podendo, pela veneração, ser auxilio na vida espiritual do cristão que o utiliza e contempla com respeito e com fé.

Os ícones também chegam nos nossos lares. O Cristo crucificado e ressuscitado e a Mãe de Deus nos oratórios familiares lembram o “ângulo belo” das casas cristãs russas. Aqui a família se reúne para rezar ante os ícones. Tivemos a alegria de, por ocasião do Reconhecimento Pontifício, presentearmos o Santo Padre Bento XVI, com um ícone feito por nos da Comunidade Shalom, retratando Cristo, Maria e São Pedro (Mistério petrino e mariano da Igreja). Este acontecimento foi uma benção e uma graça para a Comunidade e para a nossa missão.

Acolhendo o dom que Deus em sua infinita bondade nos confiou, procuramos servir com alegria e temor à Comunidade e à Igreja, através da arte dos ícones. Ele nos tem agraciado com irmãos e irmãs que se dedicam a este serviço de beleza incomparável. Somos evangelizadores, anunciadores da Palavra. Servimos, comunicamos e cantamos a glória de Deus através de nossos ícones. Shalom!

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Guadalupe Monteiro Cabral


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  1. Durante um momento de oração e espiritualidade, tive uma inspiração de um ícone votivo a Virgem Maria, mas não sei como escreve-lo adequadamente, alguém poderia me ajudar??

  2. Sei que o ícone é escrito, e que cada coisa contida no ícone há um significado. Então como poderei “ler”, saber o significado, do ícone?

Iconografia

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“Utilizem-se os ícones como parte da riqueza espiritual da Comunidade e, em tudo,
se favoreça o seu conhecimento, veneração e difusão.”
(ECCSh art.46)

A Comunidade Shalom traz em sua espiritualidade uma veneração particular pelos ícones. O trecho acima, dos nossos estatutos, revelam o lugar privilegiado que dos ícones na nossa Vocação, pois, por meio deles somos motivados à oração, à contemplação, a um mergulho nos mistérios de Cristo e na verdade do Evangelho. Aquele que contempla um ícone permite brotar de seu interior o desejo de ver a face de Deus e de ser transfigurado por Ele.

Ao celebrar a liturgia em nossas casas e nos eventos de evangelização, utilizamos os ícones das festas, dos santos, da Mãe de Deus, que são ornados com flores naturais, incensados, e são objetos de contemplação e veneração das pessoas. É maravilhoso contemplar a Palavra proclamada no ícone. Este completa o anúncio do mistério celebrado.

Vale lembrar que o ícone depois de bento, é um sacramental, um sinal de graça, podendo, pela veneração, ser auxilio na vida espiritual do cristão que o utiliza e contempla com respeito e com fé.

Os ícones também chegam nos nossos lares. O Cristo crucificado e ressuscitado e a Mãe de Deus nos oratórios familiares lembram o “ângulo belo” das casas cristãs russas. Aqui a família se reúne para rezar ante os ícones.

 

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