Os anos passam e a devoção disseminada por São Luís Maria Grignion de Montfort continua trazendo à humanidade inúmeros benefícios espirituais, humanos e vocacionais. São João Paulo II destaca na carta às famílias monfortinas: “A doutrina deste Santo exerceu uma profunda influência sobre a devoção mariana de muitos fiéis e sobre a minha própria vida. Trata-se de uma doutrina vivida, de grande profundidade ascética e mística, expressa com um estilo vivo e fervoroso, que usa com frequência imagens e símbolos”.
A presença forte de Nossa Senhora não poderia se dar de forma diferente na vida dos jovens, por isso segue a baixo um testemunho cheio de autenticidade sobre o caminho de consagração proporcionado pelo método de São Luís Maria:
Sou todo teu, Maria
“Para mim a consagração a Nossa Senhora foi uma coisa que mudou totalmente a minha vida, quando eu decidi encontrar a Deus e me entregar a Ele totalmente, não dava tanta importância para Nossa Senhora. Sempre soube que ela era mãe de Jesus e importante para a Igreja, por ser a mulher que decidiu dar um exemplo para o mundo de como ser pura e ser fiel a Deus. Na minha entrada na comunidade, principalmente no vocacional, eu comecei a entrar numa intimidade com Maria, mas pensa numa mulher para me atrair e me dizer que sou filho dela!
O mais engraçado foi que só depois de um bom tempo fui percebendo que ela me escutava. Nossa Senhora me inspirou a fazer muitas coisas, ela me ensinou a me arriscar. Se Deus me pedia para fazer alguma coisa e tivesse medo, era ela que me dava coragem, pois sabia que estava seguro com ela e com o Ressuscitado que passou pela cruz.
Depois veio o convite para consagração a ela. Então em 2020 em meio a pandemia, no momento de oração vinha o refrão da música “sou todo teu ó mãe, sou todo teu Maria”, e aí comecei a fazer as orações, todo passo a passo para consagração, e um dia antes desse dia, 7 de novembro, eu estava rezando e olhei para Nossa Senhora e disse que estava com muito medo, nunca havia me consagrado, nunca fiz essas coisas e por isso estava com medo e aí eu só conseguia escutar uma voz me dizendo “confia em mim”. Depois da oração escrevi uma música à Nossa Senhora:
Cai, eu cai
Bem embaixo do teu manto
Cai, eu cai
Querendo fazer os meus planos
Mas afinal
Quem eu sou?
Como cheguei até você
Mas afinal
Eu te procurei
Tentei procurar com minhas forças
Mas eu encontrei
Não só meu Deus
Eu te encontrei
Te deram o nome de mãe
Rainha
Te deram o nome de mãe
Maria
E essa foi a letra que vinha na minha cabeça e só sabia conversar com ela nesse dia através dessa música. No dia 8 de novembro foi o dia que tudo mudou, era o dia da minha consagração, até o meu pai que mora em outra cidade veio me ver me entregando à Nossa Senhora, para você imaginar foi um alívio muito grande que senti quando vi que estava consagrado.
Depois desse dia continuando a minha caminhada com o Ressuscitado que passou pela cruz, eu já não estava mais sozinho, já não era mais órfão, pois tinha a certeza de que tinha uma mãe e todos os dias quando acordo peço para Nossa Senhora me guiar e caminhar comigo, pois o meu coração é dela, é do filho dela, é de Deus. Vale a pena se consagrar a essa mulher tão humilde e pura, Nossa Senhora.”
Que São Luís Maria Grignion de Monfort interceda sempre por nós!
Gabriel Christian Dias e Perlla Andrade