Notícias

Os movimentos eclesiais são porta para ingresso de todos os homens na Igreja

comshalom

Nesse domingo (11) membros de movimentos eclesiais e novas comunidades da Arquidiocese de Fortaleza estiveram reunidos no encontro do Fórum Arquidiocesano de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades (FAMEC). O encontro foi realizado no Centro de Espiritualidade Santa Teresa (Cest), onde o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, pregou e celebrou a Eucaristia.

O padre Silvio Scopel, assistente local da Missão da Comunidade Shalom em Fortaleza, participou do encontro e partilha as graças desse momento de unidade com a Igreja Local: “O dia de aprofundamento teve como tema ‘Aquilo que temos em comum’. Em sua pregação, o Arcebispo partiu da missão de Jesus, no Evangelho de Lucas 4: ‘Eu vim para anunciar a Boa-Nova aos pobres’. E o bispo falou do Espírito Santo que paira e que recria todas as coisas. O Verbo que se encarna se coloca para fazer o bem”, declara. Dom José Antonio considera ainda que os movimentos são uma porta para ingresso de todos os homens na Igreja. “Foi um dia muito rico, muito agraciado. Nós saímos de lá muito felizes”, finaliza o padre Silvio Scopel.

O FAMEC

A sigla significa Fórum Arquidiocesano de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades. O organismo tem caráter pastoral e foi criado pelo Arcebispo de Fortaleza no ano 2000. Ele congrega mais de 40 entidades, muitas fundadas em Fortaleza, como as Comunidades Shalom, Recado e Face de Cristo, e outras de localidades do Brasil e do mundo, como os Movimentos Focolares e Matrimonial Mariano.

O órgão promove um ambiente de convivência e partilha de experiências no qual os representantes das entidades eclesiais crescem no conhecimento de Deus e da Igreja em vista do anúncio do Evangelho e ajuda às pessoas mais pobres.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.