Formação

Os Santos Inocentes e sua mensagem profética para o mundo atual

comshalom

Hoje a Igreja, por meio dos ofícios litúrgicos, estimula a fé de seus fiéis, recordando uma das cenas mais fortes em torno do nascimento e infância de Jesus. Trata-se do terrível episódio do martírio dos Santos Inocentes. Segundo as narrativas do Evangelho, Herodes, sentindo-se ameaçado em seu reinado e vendo que os magos do Oriente o haviam enganado, ficou muito furioso e, temendo o nascimento do verdadeiro Rei de Israel, cujo trono ele vinha usurpando há tempos, encheu-se de temor. 

Assim, ordenou a alguns de seus soldados que fossem à cidade de Davi, e ali assassinassem todos os garotinhos de dois anos para baixo. Essa faixa etária foi determinada pela consulta aos reis magos, pois tudo indicava que o menino Jesus, o Filho de Deus, já teria mais ou menos esse tempo de vida. 

Essa opção extrema de assassinar todos os meninos até dois anos visava eliminar todas as possibilidades de que alguma criança escapasse e futuramente ameaçasse as ambições de poder daquele governante. Assim, conclui o evangelista, foi cumprido tudo o que Deus havia anunciado por meio do profeta Jeremias, quando disse: “Ouve-se em Ramá uma voz, lamentos e amargos soluços. É Raquel que chora os filhos, recusando ser consolada, porque já não existem” (Jr:31,15). Esse lamento vivenciado pelo povo judeu foi uma prefiguração do luto que viveriam as mães desses santos e pequenos inocentes.

Os mártires inocentes de hoje

Hoje olhamos com perplexidade esse terrível ato de violência do passado, porém, não nos iludamos, isso ainda se repete em nossos dias de outras formas. No passado, foi Herodes quem, por medo de perder seu poder mundano, mandou assassinar com tanta violência essas criancinhas inocentes. Hoje, séculos depois, vemos algumas leis que não temem nem um pouco em promover o assassinato não apenas de dezenas, mas de milhões de inocentes.

Essas vidas são ceifadas dentro do lugar onde elas deveriam estar mais seguras e protegidas, o ventre de suas próprias mães. Essa história se repetirá enquanto o homem de hoje não der espaço em seu coração para o reinado de Deus. 

Se você que está lendo essas palavras, ama a Deus e ama também o ser humano, única criatura feita à imagem e semelhança Dele, feche seus olhos um instante e reze para que o Senhor toque o coração do homem e o faça refletir sobre o valor incomensurável da vida.

Santos Mártires Inocentes, rogai por nós


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.