O mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa, de conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo uterino. A campanha, feita de forma positiva para alertar as mulheres sobre o autocuidado, encontra como desafio uma característica própria do ser feminino: a capacidade de esquecer-se de si para cuidar do próximo.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
A ginecologista Thais Messias conta que no dia a dia de seu consultório é comum encontrar pacientes que relatam dificuldade de encontrar tempo para cuidar de si mesmas.
“Normalmente as mulheres cuidam de tudo ao seu redor, da família, do esposo, dos filhos, se preocupam com a casa, com o cuidado dos próprios pais, dos irmãos, do trabalho. O que eu mais ouço delas é que elas não têm tempo para cuidar de si mesmas. Elas muitas vezes não têm cabeça para pensar nelas, porque são tantas demandas que elas ficam por último”.
O autocuidado também pode ser ato de serviço
É próprio do ser mulher essa capacidade de doação em vista do próximo, mas Thais alerta:
“O que eu falo para muitas delas é que elas só vão poder continuar cuidando, se ofertando, se sacrificando se elas cuidarem delas mesmas. Então é muito, muito importante esse parar, olhar para si, olhar para as necessidades do próprio corpo para que a gente possa estar inteira para o próximo”.
A ginecologista lembra que para cuidar bem do outro é necessário atenção a própria saúde.
“Nosso corpo é templo do Espírito. Nosso corpo é que vai ser esse instrumento do cuidar, do amar, do servir a nossa família, aos nossos irmãos, aos nossos amigos e ao próprio Deus. É importante que a gente possa sempre estar atenta as necessidades do nosso corpo, as necessidades físicas e emocionais que nós possuímos. Não como ato de egoísmo, não com essa mentalidade de se amar primeiro. Não. Mas precisamos, sim, olhar para nós para que possar olhar e servir ao outro da melhor forma possível”.
Dicas de autocuidado feminino
Thais apresenta quatro dicas para o autocuidado feminino.
- Realizar os exames anuais
“Eles são importantes para a prevenção de câncer de mama, de câncer de colo uterino. São doenças tão prevalentes, mas ao mesmo tempo doenças que, quando descobertas muito cedo, costumam ter uma cura completa. Por isso, a importância de buscar o seu ginecologista anualmente”.
- Cuidar da nossa saúde com atividade física diária
“Esse é um cuidado que vai fazer bem não só para nossa saúde física, mas para nossa saúde mental também”.
- Alimentação saudável
- Vida espiritual
“Também é importante ter um tempo para sua vida espiritual, onde você possa se encontrar diariamente com Deus, porque isso vai fortalecer você”.