Notícias

Padre Agenor no Retiro de Semana Santa em Brasília: “A gente permanece naquele que amamos e conhecemos”

O momento de pregação foi ministrado pelo padre Agenor Vieira, pároco da Catedral Metropolitana, que pelo segundo ano consecutivo recebe o evento da Comunidade Católica Shalom.

comshalom

O segundo dia do Retiro de Semana Santa em Brasília teve início com o forte momento das Laudes da Sexta-feira Santa, conduzidos pelo padre Rafael Moura, consagrado da comunidade de vida. Na sequência, o momento de pregação foi ministrado pelo padre Agenor Vieira, pároco da Catedral Metropolitana, que pelo segundo ano consecutivo recebe o evento da Comunidade Católica Shalom.

O sacerdote iniciou sua partilha destacando que não se pode participar dos atos da Semana Santa como espectadores, sob pena de perder a ligação com Cristo: “A gente permanece naquele que amamos e conhecemos. A condição para amar é conhecer para permanecer. Para estar com Deus é preciso conhece-Lo e ama-Lo. Nosso Senhor te chamou aqui hoje para fazer você lembrar do amor dEle por você. Assim como a seiva é alimento para uma plantar crescer, florir e dar frutos, permanecer em Deus é, se manter unido à Ele e seus mistérios”. Explicando a Semana Santa, padre Agenor relembrou as leituras desde o Domingo de Ramos, e destacou que Tríduo Pascal é o ponto ápice das celebrações. Contemplando a Cruz, o pároco da Catedral, lembrou que “na cruz, o Pai se manifesta. Horizontalmente Cristo ama ao pai. Verticalmente, ama os irmãos. É como os cristãos devem amar: a Deus e ao próximo. Ama o Pai, ama os irmãos e serve à comunidade. Nós celebramos a instituição do serviço, que concretiza esse amor na ação”.

Sobre a Sexta-feira Santa, padre Agenor lembrou que “Hoje é um dia de oração. É dia de estarmos no meio da multidão, fazendo a experiencia do povo de Deus. Não para gritar que crucifiquem o Senhor. Precisamos estar na multidão do mundo para dizer que estão enganados. Para dizer que Ele é o filho de Deus. Andar na contrapartida do mundo. É para isto que somos chamados. Hoje nós cobrimos as imagens, despimos o presbitério, entramos em jejum. Queremos manifestar na ação, aquilo que acontece de modo visível e reviver aquilo que o Senhor passou para nos salvar. Só pode dar testemunho de alguma coisa quem vive. Quem não vive, não tem experiência e não pode dar testemunho daquilo que não viu. Hoje vamos subir espiritualmente o monte Calvário para agradecer ao Senhor por sua vida doada para apagar os pecados da humanidade. Precisamos nos colocar dentro do contexto da Semana Santa. Num primeiro momento, vemos o sacrifício de Cristo na cruz, como espectador, mas precisamos participar destes movimentos, nos colocando como participantes, para amar a Nosso Senhor, para conhecer-Lo e experimentar-Lo. Quanto mais o conhecermos, mais o amaremos”, destacou.

Padre Agenor destacou também a vocação histórica que o Brasil tem como cristão. Ele lembrou os momentos em que a Cruz esteve presente na história, como no momento da primeira Missa, presidida pelo Frei Henrique de Coimbra no litoral sul da Bahia, primeiro ato público na terra descoberta. O sacerdote relembrou também o protagonismo da Cruz, erguida no monumento do Cruzeiro em Brasília, local da primeira missa realizada na nova capital, na data de 31 de maio de 1957, à pedido do então presidente Juscelino Kubitschek e que hoje encontra-se em exposição na Catedral de Brasília. Segundo ele, estes são sinais da permanência no Senhor, “porque não há outro caminho sem Ele. Ele dá esse testemunho de que devemos permanecer nEle. Historicamente, a Cruz faz parte da nossa vida. Pelo Batismo escolhemos a Cruz. Como cristãos, decidimos-nos pela Cruz.”.

Programe-se

“Permanecei no meu amor”, será o tema que irá nortear o Retiro de Semana Santa Shalom 2024. O evento tem entrada franca. A programação é composta por diversos momentos de louvor, adoração, pregações e oração. As crianças também são chamadas a viver estes momentos da forma delas. O retiro conta com o Espaço Kids, que apresenta as temáticas de cada dia sendo refletidas em linguagem lúdica. O evento teve início na quinta-feira santa e será finalizado no domingo. Para auxiliar os participantes a reviverem todos os passos do tríduo pascal, nesta sexta-feira acontecerá a encenação da Via Sacra. A programação diária, acontece em um turno para que todos possam viver bem as celebrações de cada dia. Confira a programação dos próximos dias:

 

Programação de Sábado:

09h00 – Laudes

09h45 – Pregação

11h30 – Celebração do Sábado Santo

20h00 – Solene Vigília Pascal (Trazer velas)

Programação de Domingo:

10h30 – Missa Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor

13h00 – Intervalo – Almoço Partilhado

14h00 – Louvor + Pregação (Moysés Azevedo – online)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.