Tem gente que chega cedo para marcar o lugar. Tem gente que só consegue ir depois do trabalho. Tem gente que convida o filho, o marido, a vizinha, a prima, a amiga. Tem gente que teve uma experiência tão forte que resolveu organizar uma caravana para levar mais pessoas. Gente, mais gente, mais gente e mais gente de novo. Pronto. Já está lotado o Shalom da Paz, Centro de Evangelização da Comunidade Católica Shalom em Fortaleza (CE). Os fiéis em oração esperam ansiosos pela missa de cura. A celebração é presidida por Padre Antônio Furtado e reúne pessoas da Capital, da Região Metropolitana e até de cidades mais distantes.
Padre Antônio explica que as celebrações eucarísticas em intercessão pelos enfermos fazem parte da história da Comunidade Shalom. Antes mesmo de se tornar sacerdote, o missionário já participava das missas realizadas uma vez por mês no Shalom. As celebrações, herdadas da Renovação Carismática Católica, contavam com a presença de Moysés Azevedo, Emmir Nogueira e outros membros da Comunidade que serviam no ministério de oração e aconselhamento. Depois que foi ordenado diácono em 2003, o consagrado começou a servir nas missas: proclamando o Evangelho, fazendo homilia e conduzindo momentos de oração de cura interior.
Já se passaram 15 anos
Em 2004, o missionário assumiu as missas como sacerdote. Ele conta que no início as celebrações aconteciam aos sábados. Contudo, neste dia, começou a ser rezada a missa pelos jovens no Shalom da Paz. Então, Padre Antônio discerniu que o novo dia da celebração seria quinta-feira. Já se passaram 15 anos de Santa Missa pelos enfermos e muitos são os testemunhos. A cada celebração, reúnem-se cerca de quatro mil fiéis. Segundo o sacerdote, mais de dois milhões de pessoas já participaram dos encontros ao longo de sua história.
O desejo de levar outras pessoas
Elizete Farias, postulante da Comunidade de Aliança, é uma delas. A experiência que teve com Deus foi tão intensa que gerou em seu coração o desejo de levar outras pessoas para a missa. Ela organiza a Caravana Nossa Senhora das Graças há nove anos e conta que ajudar pessoas que passam por dores físicas e espirituais é a sua principal motivação. Elizete partilha que já contemplou grandes graças na vida de pessoas que participaram da missa pela primeira vez. “O Senhor vem cheio de amor e misericórdia por cada um”.
Os testemunhos
Ao longo do ano, Padre Antônio Furtado realiza nas celebrações de quinta-feira preparações para a Festa da Misericórdia e para a Festa dos Arcanjos. Além disso, em algumas épocas, as missas abordam temas como projetos para o ano novo, família e gratidão. Além da Palavra de Deus e da Adoração ao Santíssimo Sacramento, os testemunhos também chamam a atenção de quem vai para a missa, pois homens e mulheres partilham graças alcançadas nas celebrações. Conquista de um emprego, cura física e libertação de vício, entre outras realidades, são alguns dos feitos do Senhor na vida dos fiéis que participam da Santa Eucaristia pelos enfermos.
Acompanhe ao vivo