O processo de beatificação e canonização do Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista foi aberto no final do mês de novembro, mais especificamente no dia 30, durante uma Santa Missa Solene. Na ocasião, o Bispo da Diocese de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, presidiu o momento que contou com a presença de religiosos, padres diocesanos e romeiros, além do Bispo de Cajazeiras, Dom Francisco Sales. A celebração aconteceu na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, no Ceará.
Padre Wesley Barros, um dos postuladores da causa, explicou os próximos passos do processo. Segundo o religioso, nesse primeiro momento, o tribunal diocesano verificará como Padre Cícero vivenciou as virtudes. Para isso, será necessário reconstruir a biografia do Servo de Deus a partir de relatos das principais fontes para identificar se a sua vivência das virtudes foi, de fato, de forma heroica. Em um segundo momento, uma comissão se encarregará de investigar os milagres atribuídos a Padre Cícero Romão.
Inclusive, Paolo Vilotta, principal responsável pela causa, explica que esse processo não será feito de forma individual. Pelo contrário, a participação do povo é muito importante. Por isso, aqueles que reconhecem o auxílio de Padre Cícero diante de diferentes situações no dia a dia podem relatar as graças por meio de cartas e entregá-las na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores. Para Paolo Vilotta, o verdadeiro milagre é comprovar como um homem consegue viver as virtudes de forma heroica. Por isso, os relatos podem ajudar bastante nesse sentido.
A averiguação, que será realizada pelo tribunal diocesano, abrangerá três aspectos: histórico, científico e teológico. Para cada um deles, documentos serão consultados e também entrevistas serão realidades. A seguir, confira quem faz parte do tribunal diocesano.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Membros do Tribunal Diocesano
Paolo Vilotta, filósofo italiano, designado postulador da Causa;
Padre Wesley Barros, sacerdote diocesano, vice-postulador;
Padre José Vicente Pinto, vigário geral da Diocese de Crato, delegado episcopal;
Padre Aureliano Gondim, sacerdote diocesano, promotor de justiça;
Rodrigo Rêmulo, diácono, notário atuário;
Padre Felipe Tavares, sacerdote diocesano, notário adjunto.
Comissão histórica
Padre Cícero José da Silva, sacerdote diocesano;
Padre João Paulo de Araújo Gomes, diocese de Caruaru;
Professor Doutor José Luís Araújo Lira;
Professor Doutor Antônio Renato Soares de Casimiro;
Professor Mestre José Carlos dos Santos;
Professor Armando Lopes Rafael.
Onde está o Rei? Viemos adorá-lo
E visando essa grande oportunidade que o Senhor nos concede, a Comunidade Shalom preparou um grande retiro de aprofundamento e oração para o tempo do Advento, chamado “Onde está o Rei? Viemos adorá-lo”. Com esse itinerário, poderemos mergulhar mais profundamente nos mistérios da vida de Jesus e em Seu Evangelho, a fim de descobrir uma nova via de conversão e mudança de vida para cada um de nós.
[Saiba mais na página especial de Advento 2022]
Para saber mais sobre Advento:
7 questionamentos mais comuns sobre o Advento