Formação

Palavra do Senhor!

comshalom

Em outubro de 2008 será realizada em Roma a 12ª. assembléia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, sobre o tema: “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”. A CNBB ainda elegerá seus delegados, em abril do próximo ano, mas já estamos na fase preparatória do Sínodo. A última assembléia geral do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2005, foi sobre o tema “a Eucaristia, fonte e ápice da vida e da missão da Igreja” e resultou na preciosa Exortação Apostólica pós-sinodal Sacramentum caritatis.

Palavra de Deus e Eucaristia estão no centro da vida e da missão da Igreja e de cada cristão. É interessante observar como os dois temas se completam: A Igreja é convocada e reunida pela Palavra de Deus e existe em função do seu anúncio e testemunho; ao mesmo tempo, a Igreja vive da Eucaristia, nutre-se dela e tem na comunidade eucarística a sua melhor imagem e manifestação. Em nossas comunidades católicas e na vida pessoal de cada cristão não podem faltar esses dois “mistérios da fé”, que nos introduzem no mistério de Deus e nos envolvem de vida e de bênção.

A Conferência de Aparecida valoriza muito a leitura e o estudo da Palavra de Deus, como parte da formação dos católicos, “discípulos-missionários de Jesus Cristo” (cf. n° 243-258). O discipulado tem origem num encontro vivo e pessoal com Jesus Cristo e traz uma orientação nova para a existência. Um dos “lugares” mais importantes para esse encontro é a Palavra de Deus; a Igreja ensina que o próprio Deus nos fala através da Sagrada Escritura. Lida e acolhida com fé, a Palavra sagrada deixa de ser apenas “texto” e se torna palavra viva e atual – “palavra para mim, para nós”. Isso vale para a leitura individual e também comunitária, como acontece nas celebrações litúrgicas.

O papa Bento XVI ensinou, no início da V Conferência, que a nova etapa missionária da Igreja na América Latina e no Caribe depende do conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. “Por isso é necessário educar o povo na leitura e na meditação da Palavra; que ela se converta em seu alimento para que, por experiência própria, as pessoas vejam que as palavras de Jesus são espírito e vida (cf. Jo. 6,63). Do contrário, como vão anunciar uma mensagem cujo espírito e conteúdo não conhecem profundamente? É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida na rocha da Palavra de Deus” (cf. nº 247).

A desejada renovação da vida cristã em nossas comunidades poderá acontecer somente mediante o encontro pessoal e profundo com Jesus Cristo. Para isso, é necessário acolher com alegria e fé a Palavra de Deus; nela, encontramos Jesus Cristo vivo e o caminho para uma autêntica conversão, para uma profunda comunhão com Deus e para uma intensa solidariedade social. Não são apenas palavras do passado, mas é a Palavra viva e sempre atual e eficaz, que pode falar também ao coração das pessoas do nosso tempo. O encontro autêntico com a Palavra é encontro com a própria pessoa de Jesus Cristo.

A Igreja, comunidade de discípulos-missionários de Jesus Cristo e primeira depositária desta santa Palavra, tem a missão de anunciá-la de maneira abundante e com fidelidade, para saciar os corações “famintos da Palavra do Senhor” (cf. Am. 8,11). Ela o faz na celebração da Liturgia e na pregação, mas também através da formação cristã do povo e da catequese.

A Bíblia precisa fazer parte da nossa vida. A leitura diária de um trecho ajudará, aos poucos, a “entrar na Palavra” e a conhecer os segredos de Deus. Melhor ainda, se isso puder ser feito em família ou com outras pessoas. Hoje é muito recomendado o exercício da “leitura orante” da Bíblia, um método útil para passar da leitura apenas intelectual à leitura vivencial da Palavra; de fato, a leitura das Sagradas Escrituras só atinge o seu objetivo quando suscita uma resposta de nossa parte, através da oração, do diálogo com Deus e da conversão da vida.

No mês de setembro, aqui no Brasil, destacamos de modo especial a leitura da Palavra de Deus e a pastoral bíblica. Conhecer a Bíblia é tomar consciência do desígnio de Deus a nosso respeito: Desígnio de amor e salvação, que pode saciar plenamente nosso coração. Dá para ser bom cristão católico sem conhecer e amar a Palavra de Deus? São Jerônimo dizia que “ignorar as Escrituras é desconhecer a Cristo” e isso significaria ignorar “o caminho, a verdade e a vida”. Por isso, a Igreja incentiva a leitura e o estudo da Bíblia; graças a Deus, hoje isso é plenamente possível e facilitado de muitas maneiras. A Sagrada Escritura está ao alcance de todos os interessados.

No final das Leituras, durante a Missa, nós aclamamos: Graças a Deus! Glória a vós, Senhor! Sim, porque a Palavra de Deus é um dom precioso do próprio Deus ao seu povo e nós o acolhemos com grande fé e alegria.

Dom Odilo P. Scherer
Arcebispo de São Paulo

Fonte: CNBB


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.