Igreja

Papa: ‘A tristeza pode se tornar uma doença da alma’

O Pontífice dedicou sua sétima catequese sobre vícios e virtudes à tristeza e convidou os fiéis a meditarem sobre a Ressurreição de Cristo.

comshalom
FOTO: VATICAN NEWS

Francisco ao refletir na Audiência Geral desta quarta-feira, 07/02, sobre o vício da tristeza, advertiu: “é preciso combater esse demônio perverso e isso pode ser feito pensando em Jesus, que nos traz sempre a alegria da ressurreição”.  Esta é a sétima catequese do itinerário sobre os vícios e as virtudes.

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

O Santo Padre recordou logo no início que, em relação à tristeza, os Padres do deserto desenvolveram uma distinção importante: “existe uma tristeza que é própria da vida cristã e que com a graça de Deus se transforma em alegria: esta, obviamente, não deve ser rejeitada e faz parte do caminho de conversão. Mas há também um segundo tipo de tristeza que se infiltra na alma e a prostra em um estado de desânimo; este segundo deve ser combatido.

De acordo com o Santo Padre, a tristeza amiga nos traz salvação. “É uma graça sentir dor pelos nossos pecados, lembrar o estado de graça do qual caímos, chorar porque perdemos a pureza na qual Deus nos sonhou.”

Doença da alma

No entanto, há um segundo tipo de tristeza, que é uma doença da alma. “Este vício nasce no coração do homem quando desaparece um desejo ou uma esperança”.

“Certos lutos prolongados, em que uma pessoa continua a ampliar o vazio daqueles que já não estão mais lá, não são próprios da vida no Espírito. Certas amarguras rancorosas, pelas quais uma pessoa sempre tem em mente uma reivindicação que a faz assumir as roupas da vítima, não produzem em nós uma vida saudável, e muito menos cristã. Há algo no passado de todos que precisa ser curado”.

E alertou, “A tristeza pode transformar-se de uma emoção natural num estado de humor maligno. É um demônio sorrateiro, o da tristeza. Os Padres do deserto o descreviam como um verme do coração, que corrói e esvazia aquele que o hospedou.” O Pontífice concluiu sua reflexão convidando os fiéis a meditarem sobre a Ressurreição de Cristo.

‘Coragem, o Senhor te chama’

A Comunidade Shalom realizará em inúmeras cidades do Brasil e também no exterior, o Renascer, retiro de Carnaval católico que é uma opção diferente para quem quer se divertir, conhecer pessoas novas, estando na presença de Deus e participando de momentos de espiritualidade, como orações e pregações.

O Retiro de Carnaval também acontece de forma on-line para que aquelas pessoas que não tiverem nenhum Renascer perto de sua casa possam também ter uma verdadeira experiência com o amor de Deus. 

Data: 11 a 13 de fevereiro
Onde: Canal da Comunidade Católica Shalom no YouTube

Confira também | Confira 7 passagens sobre coragem na Bíblia 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.