Igreja

Papa Francisco anuncia Dom Américo Aguiar como cardeal

Ao final do Angelus do último domingo (9), o Santo Padre anunciou o Consistório para a criação de novos cardeais, entre os quais está o bispo auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023

comshalom
Dom Américo na Rádio Shalom em Fortaleza (Imagem/Comshalom)

O dia 9 de julho é uma data bem especial e celebrativa para a Comunidade Católica Shalom, afinal é o aniversário da Vocação, que neste ano completou 41 anos. Esta data marcou também o anúncio de um bispo amigo da Comunidade, Dom Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.  Há menos de 30 dias do ínicio da Jornada Mundial da Juventude, a nomeação é motivo de festa para a Igreja, é claro, aos jovens. 

O anuncio foi feito pelo Papa Francisco, após a recitação do Angelus:

Queridos irmãos e irmãs, tenho o prazer de anunciar que no próximo dia 30 de setembro realizarei um Consistório para a criação de novos cardeais. A sua proveniência exprime a universalidade da Igreja, que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da terra. Além disso, a inclusão de novos cardeais na Diocese de Roma demonstra o vínculo inseparável entre a Sé de Pedro e as Igrejas particulares espalhadas pelo mundo.[…]

>> Confira a lista com todos os nomeados

Dom Américo

Conheça sua biografia completa

Dom Américo foi nomeado pelo Papa Francisco bispo auxiliar de Lisboa a 1º de março de 2019. Ordenado bispo titular de Dagno a 31 de março de 2019, na Igreja da Trindade, Porto. Além disso, é o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e diretor do Departamento de Comunicação do Patriarcado de Lisboa. 

Aos 49 anos de idade, D. Américo Aguiar será o segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício e o quarto cardeal português criado no atual pontificado, considerando esse fato como “uma responsabilidade acrescida”. D. Américo Aguiar acredita que “o Papa quis, desde modo, homenagear os jovens, valorizá-los e fazer o que nos diz para fazer: dar aos jovens a possibilidade de serem protagonistas da história, da sua vida”. O Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 não tem dúvidas que o Santo Padre “teve no seu coração estes jovens, esta preparação da Jornada Mundial da Juventude”.

Consitório e JMJ 2023

O Colégio dos Cardeais ou O Colégio Cardinalício, anteriormente chamado de “Sacro Colégio”, é o conjunto de cardeais da Igreja Católica. Foi sob o pontificado do Papa Eugênio III que os cardeais formaram o Sacro Colégio em 1150. Tinha, até agora, 222 membros (121 eleitores, 101 com mais de 80 anos), incluindo cinco portugueses: D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, D. José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé, todos criados pelo Papa Francisco e eleitores num eventual conclave; D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor emérito; e D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, ambos com mais de 80 anos.

Leia também| Dom Américo Aguiar afirma que a JMJ Lisboa 2023 será a primeira com os jovens “nativos digitais”

Dom Américo Aguiar, acredita que o anúncio da criação cardinalícia, anunciada pelo Papa, é uma “homenagem” a Portugal e aos jovens que preparam a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O consistório está marcado para 30 de setembro, no Vaticano, em vésperas do início da primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (4 a 29 de outubro de 2023).

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornada Mundial da Juventude • JMJ (@lisboa2023_pt)

Vale recordar que qualquer Cardeal é, acima de tudo, um conselheiro específico que pode ser consultado em determinados assuntos quando o Papa o desejar, pessoal ou colegialmente.

-Com informações Vatican News

Serviço

Shalom na JMJ 2023

Data: de 01 a 06 de agosto
Local: Lisboa, Portugal
Maiores informações: 
Simão/ Assessoria Jovem: +55 85 8114-6942
Email: jmj@comshalom.org
@juventudesh_


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.