Igreja

Papa aponta diálogo entre as gerações, trabalho e educação como caminho para paz duradoura

O Dia Mundial da Paz é celebrado em 1º de janeiro. Veja as orientações do Pontífice para ser promotor da paz no mundo.

comshalom

Na mensagem para o Dia Mundial da Paz, o Papa Francisco convocou todos os povos a construção da paz. O Pontífice ainda apontou que “a paz é conjuntamente dádiva do Alto e fruto dum empenho compartilhado”.  Indicou três caminhos para a construção de uma paz duradoura: diálogo entre as gerações, educação, o trabalho.

“Todos podem colaborar para construir um mundo mais pacífico partindo do próprio coração e das relações em família, passando pela sociedade e o meio ambiente, até chegar às relações entre os povos e entre os Estados.”

Francisco explica que a pandemia fez crescer o sentido de solidão e o isolamento. “Esta crise é sem dúvida aflitiva, mas nela é possível expressar-se também o melhor das pessoas”. E, completa: “Se os jovens precisam da experiência existencial, sapiencial e espiritual dos idosos, também estes precisam do apoio, carinho, criatividade e dinamismo dos jovens”.

 Leia aqui a Mensagem para o 55º Dia Mundial da Paz

O Papa também critica aumento das despesas militares “ultrapassando o nível registado no termo da «guerra fria»” enquanto os investimentos com instrução e educação “diminuiu sensivelmente a nível mundial”.

“Aliás, a busca dum real processo de desarmamento internacional, só pode trazer grandes benefícios ao desenvolvimento dos povos e nações, libertando recursos financeiros para ser utilizados de forma mais apropriada na saúde, na escola, nas infraestruturas, no cuidado do território, etc.”

Trabalho para a promoção da dignidade do homem

Por fim, o Pontífice indica o trabalho como uma via para a construção da paz. “O trabalho é um fator indispensável para construir e preservar a paz. Aquele constitui expressão da pessoa e dos seus dotes, mas também compromisso, esforço, colaboração com outros, porque se trabalha sempre com ou para alguém. Nesta perspectiva acentuadamente social, o trabalho é o lugar onde aprendemos a dar a nossa contribuição para um mundo mais habitável e belo”, conclui.

O Papa finaliza a mensagem agradecendo a todos que se empenharam na promoção da paz. E faz um apelo aos governantes e às pessoas que têm responsabilidades políticas, sociais e eclesiais para que, todos caminhem juntos por estes caminhos que constroem a paz.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.